Banho de Óleos no Cabelo: Como Fazer?

Oi Garotas Brasileiras :-)

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de  nutrir os frios. Já mostramos diversos óleos vegetais que podem ser usados na umectação e até mesmo máscaras que possuem concentração de lipídios. Clique nos links a seguir e veja os posts que já fizemos aqui sobre o assunto:

Óleo de Cenoura

Óleo de Coco

Óleo de Amêndoas

Azeite Extra Virgem

Máscara de Nutrição

cabelo crespo
Hoje, ao invés de apresentar um novo óleo vegetal, eu trouxe duas manteigas vegetais. Uma é a manteiga de Cacau, ela vem em forma um pouco mais sólida, como pequenos pedacinhos de um doce, mas logo que você pega nela, o calor do seu corpo começa a derretê-la. Sua cor é mais amarelada.

A outra é a manteiga de karitê, muito conhecida na indústria cosmética. A manteiga de karitê é bem cremosa e branquinha.

Junto a elas, eu usei o óleo de argan vegetal e óleo de amêndoas doce vegetal. Eu queria ter usado óleo de babaçu, mas não tinha aqui.

A técnica de banho de óleo é a mesma da umectação que conhecemos. Usei o termo ”banho de óleos” porque ao invés de usarmos apenas um óleo para umectar, vamos usar vários óleos e manteigas.

Banho de Óleos no Cabelo: Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga de karitê

1 colher de sopa de manteiga de Cacau

1 colher de chá de óleo de argan

1 colher de chá de óleo de amêndoas doce (pode ser babaçu ou de coco)

1 colher de chá de azeite extra virgem

Banho de Óleo no Cabelo: Passo a Passo

Antes de começar, você precisa derreter as manteigas para que elas possam se misturar aos óleos. Coloque ambas em um recipiente e leve em banho maria.

banho de oleos no cabelo

Assim que começar a esquentar, elas vão derreter. Para agilizar o processo, mexa com uma colher e vai misturando as duas. Não deixe esquentar muito, assim que mornou, você desliga o fogo. Muitos óleos quando levados ao fogo em altas temperaturas perdem suas propriedades. Sempre que for ”esquentar” um óleo, apenas morne em banho maria.

Acrescente as manteigas derretidas, o óleo de argan, o azeite de oliva e óleo de amêndoas doce. Leve ao forno para mornar (bem rápido!), se as manteigas ainda tiverem mornas, não precisa. Basta misturar tudo!

banho de oleos

Reparta o cabelo em quatro partes e deixe apenas uma solta, prendendo as outras. Com um pincel de pintar o cabelo ou com os próprios dedos, vá aplicando o óleo no couro cabeludo, bem próximo da raiz.

Uma boa ideia é usar um aplicador, pode ser um frasco vazio do Tônico de Alho do Gota Dourada, ele tem um aplicador na ponta que permite colocar o produto direto no couro cabeludo. Mas se não tiver o aplicador, não se preocupe. Com um pouco de paciência você consegue ir passando os óleos no couro cabeludo com os dedos ou pincel.

aplicador gota dourada

Massageie o couro cabeludo com as pontas do dedos. Faça movimentos leves, ativando a circulação. Isso ajudará a eliminar as toxinas, combaterá a caspa e auxiliará no crescimento dos fios. Depois de terminar uma parte, solte as outras e faça o mesmo procedimento. Não precisa colocar muito óleo, é apenas o suficiente para não escorrer ou não sujar o travesseiro. A quantidade não vai interferir no resultado.

Depois de aplicar em todo o couro cabeludo, vá passando a mão do couro cabeludo em direção ao comprimento dos fios. Desta forma, todo o cabelo será umectado.

Prenda o cabelo em trança ou coque. Coloque uma fralda sobre toda a extensão dos fios e se sentir necessidade, use uma touca para não manchar o travesseiro.

No dia seguinte, você lava o cabelo com um shampoo sem sulfato ou com um condicionador sem parafina, como o Yamasterol (técnica co-wash). Se você lavar com um cabelo com sulfato, vai retirar toda oleosidade natural dos fios e deixar o cabelo seco da mesma forma, ou seja, não terá nenhum efeito o banho de óleos.

yamasterol amarelo

Seque o cabelo com uma camiseta velha de algodão ao invés da toalha normal. Ainda úmido passe o seu creme de pentear e desembarace os fios.

Quem pode fazer Banho de Óleos no cabelo?

Qualquer pessoa pode fazer, mesmo quem tem cabelo oleoso, os óleos vegetais não acumulam sobre o cabelo e ajudam a combater a oleosidade. Mas a técnica é principalmente indicada para quem tem cabelos secos, principalmente para cabelos crespos e quimicamente tratados.

Entenda mais sobre o assunto assistindo a este video:

Benefícios do Banho de Óleos no Cabelo:

Além de nutrir os fios, ajudar no crescimento do cabelo e ativar a circulação do couro cabeludo, o banho de óleos vai eliminar ou reduzir o frizz, dar mais brilho e vida aos fios.

Manteiga de Cacau: Vai deixar o cabelo mais macio e maleável. Ajuda na hidratação, a reter a umidade dos fios.

Manteiga de Karitê: É extraída do Karitê africano, dá brilho ao cabelo e ajuda manter a saúde dos fios.

Óleo de Argan: Fortalece os cabelos, nutre e hidrata.

Óleo de Amêndoas Doce: Ele é rapidamente absolvido pelo couro cabeludo e leva as propriedades dos outros óleos.

 Azeite de Oliva: Mantém o couro cabeludo saudável e condiciona os fios.

Se você quer dicas de onde encontrar óleos e manteigas online, clique Onde Comprar Óleos Vegetais.

Você já fez Banho de Óleos no Cabelo?

A última das idealistas de um mundo desiludido. Apaixonada por livros, maquiagem e moda, tem os pés no chão e acredita que a vida é muito mais do que uma Prada ou Chanel 5 original.

Comments

5 respostas a Banho de Óleos no Cabelo: Como Fazer?

  • Fabiana Alves dos Santos disse:

    Lety eu fui hj numa rua aki em SP q só vende produtos para fazer sabonete e cosméticos…comprei a manteiga d karite por 4,35, mas me espantei o pot de 100 g é minúsculo!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkk

  • gaby disse:

    Bom dia! Seria possivel vc me dizer onde posso encontrar a Manteiga de Cacau e a de Karitê? Isso se compra em loja de cosméticos? as substancias q você mencionou no vídeo é creme para hidratação, nutrição ou reconstrução!!! :lol: :lol:

    • Fabiana Alves dos Santos disse:

      Oi gaby,
      Em relação a manteiga de karitê vc encontra em lojas de produtos naturais (aquelas que vendem todo tipo de chá) ou lojas que vendem matéria prima para fazer sabonete e cosméticos.
      Aqui em Sp tem uma rua exclusiva no Centro, mas no meu bairro eu não achei :( …oq resta é comprar online, ou caçar onde vc mora rss.

      bjos

  • bianca disse:

    Adorei td q está neste site, gostaria de saber aonde eu posso encontrar as substancias q você mencionou no vídeo pra poder saber se o creme é para hidratação, nutrição ou reconstrução

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sorteio Lingerie
Meu Big Chop
 
Find us facebook
Cronograma Capilar