Óleo de coco para cabelos: Por quê usar?

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

Olá Garotas Brasileiras,

A maioria de vocês já devem usar óleo de coco para nutrir os cabelos. Se ainda não usa, clique em Cronograma Capilar e saiba como fazer isso passo a passo.

oleo de coco para cabelos

O óleo de coco caiu na graça de todas as encaracoladas, crespas e de quem usa química nos últimos anos, tanto que é impossível falar em cuidados básicos para cabelos cacheados ou crespos sem mencionar o bendito óleo de coco.

Para quem ainda tem dúvida, o óleo de coco (como todos os outros) deve ser vegetal, livre de parafinas e silicones, sendo totalmente solúvel na água.

Como saber se meu Óleo de Coco é Vegetal?

Toda cacheada ou crespa que se preze já sabe que antes de comprar novos produtinhos deve olhar no rótulo da embalagem e ver quais ingredientes são adicionados na composição do produto. Na hora de escolher o óleo de coco não é diferente, olhe na embalagem do produto e veja  se há somente coco ou silicones e outros ingredientes.

Os óleos de cocos vegetais geralmente vem com um aviso do tipo ”100% Natural” ou ”100% Puro” na embalagem. Mesmo que esteja escrito isso, dê uma olhadinha no verso do rótulo para confirmar a informação.

Outra dica muito importante é comprar óleo de cocos cosmetíveis. Com a moda de usar óleo de coco para emagrecer é fácil encontrar óleo de cocos em farmácias e supermercados. Sendo cosmetível, o óleo de coco não poderá conter parafina e nem silicone, mas não custa nada sempre checar. Certo?

Benefícios do Óleo de Coco para os Cabelos

De acordo com o Clube do Cabelo e Cia, o óleo de coco possui os seguintes ácidos graxos:

Ácido láurico 44-52%.
Ácido mirístico 13-19%.
Ácido palmítico 7,5-10,5%.
Ácido oléico 5,8%.Ácido caprílico 5,5-9,5%.
Ácido cáprico 4,5-9,5%.
Ácido linoléico 1,5-2,5%.
Ácido esteárico 1-3%.
Ácido capróico 0,3-0,8%.
Ácido araquídico até 0,04%

Contém vitamina E, vitamina K e minerais, como o Ferro. Além de nutrir o cabelo, ele é ótimo para reparar cabelos danificados, sendo altamente recomendável para cabelos crespos, por amaciar e deixar brilhoso os fios.

Outro ponto forte do óleo de coco para os cabelos é que ele é um óleo carreador. Sabe o que isso significa? Não? :-)

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

Os óleos carreadores (ou óleos vegetais) são aqueles que penetram facilmente na pele e no couro cabeludo ”carregando” consigo todos os nutrientes que adicionarmos a eles. Isso signfica que se você usar óleo de coco com 1 colher de bepantol, ele levará  consigo a vitamina B5.

Como usar o óleo de coco para cabelos?

Nos cabelos, o óleo de coco pode ser na nutrição de três formas:

I) Óleo de Coco puro: Lave a cabeça com shampoo e passe o óleo de coco 3 cm da raiz e em todo o fio. Enluve com cuidado e deixe agir por uns 15 minutos.

II) Na máscara nutritiva: Adicione 1 colher de óleo de coco na sua máscara de nutrição. Enluve o cabelo e deixe agir com a touca plástica por 20-30 minutos.

III) Banho de Óleo: Escolha outros óleos com propriedades nutritivas diferentes e misture ao óleo de coco. Depois de lavar a cabeça, passe a mistura e deixe agir. O óleo de coco carregará os nutrientes que você adicionou, deixando seu cabelo mais nutrido e vivo.

Você pode usá-lo uma vez por semana, alternando com outros óleos. Se o seu cabelo é fino e ficar com o aspecto gorduroso, passe uma máscara após a nutrição e enxague em água fria. Isso ajuda a tirar um pouco a oleosidade.

Para finalizar, dilua 1 colher de vinagre de maçã em 1 copo americano de água. Depois de lavado o cabelo, enxague o cabelo com a mistura. Além de ajudar a tirar a oleosidade que resta nos fios, o vinagre dá um brilho lindo aos cabelos.

Este é o óleo de coco vegetal que estou usando no cabelo esta semana:

oleo de coco nutricao

Se engana quem pensa que os benefícios do coco para a beleza acabam por aqui, veremos em outros posts como usá-lo para hidratar a pele, evitar estrias e também como usar a água de coco nos cabelos.

Neste vídeo deixei algumas dicas sobre o Cronograma Capilar:

Qual o seu óleo preferido para cabelos?

 

 

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

A última das idealistas de um mundo desiludido. Apaixonada por livros, maquiagem e moda, tem os pés no chão e acredita que a vida é muito mais do que uma Prada ou Chanel 5 original.

Comments

39 respostas a Óleo de coco para cabelos: Por quê usar?

  • Barbara disse:

    Estou amando esse blog!!!! Fiz minha última progressiva em novembro/2013 e pretendo ficar cacheada por tempo indeterminado.. minha raiz já está crescendo e por isso vim buscar na net informações para que ela cresça saudável me proporcionando cachos bonitos futuramente e achei esse blog ma-ra-vi-lho-so!! Adorei isso de umectação. Ainda não fiz com óleo de coco, mas testei com azeite ontem e realmente meu cabelo tá com um super brilho :grin: :grin: :grin:

  • Taís disse:

    Eu particularmente não gostei do óleo
    de coco, deixou meu cabelo super seco
    não sei qual o mistério. Gostei mesmo foi
    de usar o óleo de rícino, este sim deu efeito.

  • Camila disse:

    Oi meninas. Hoje acordei super bem disposta. Ha semanas atras, postei aqui desesperada que provavelmente ia optar por partir logo pro bc. Mas pensei melhor e resolvi primeiro tentar cuidar dele da forma que ta agora. Ontem a noite enrrolei como vi no video :) Hoje tava lindinho quando desfiz..Todo caxeadinho. Acontece que o meu cabelo, ta pelos ombros.. Entao quando fui prender,pra fazer o ”rabo de cavalo”, ficou assim.. meio sem graca ne :/ Tenho que rezar ! Pra que ele cresca,coisa que tem demorado imenso! :’( É possivel o cabelo deixar de crescer?? Tirem.me essa duvida meninas pfv. Beijinho pa voces :)

    • Camila, se não gostou dele preso, use solto. Use lenços ou faça um penteado semi preso. Para dar mais volume, solte a raiz com os dedos.
      Mas já fico feliz que deu certo! :-)

  • Adriana disse:

    olá Leticia estou gostando muito das suas dicas, confeço que estou ficando doida de tantas informaçoes,estou a 4 meses sem progressiva vou tentar devolver os cachos a minha vida rsrsrs estou usando as dicas que obtive no cabelo da minha pequena de 5 anos, usei hoje o leite de coco no cabelo dela e me surbrendi com o resultado ficou otimo. Estou louca para comprar o oleo de coco e umas mascaras de hitratação e nutrição, mas na minha cidade não tem vou ter que ir na cidade vizinha. estou pesquisando muito sobre transição sei que vai se dificil porque as pontas estão muito lisa mas vou tentar um abraço continue dando otimas dicas bjs!

  • Elisa disse:

    Oi! Onde eu posso comprar o óleo de coco? Ele vem escrito que é para cabelos? Porque eu só estou achando o de 200ml é esse? Obrigada! Bjuss!!!

    • Elisa, o óleo de coco não é específico para cabelo. Geralmente é usado para dietas, culinária e produtos artesanais.
      Encontra em farmácias (como este da foto), em lojas que vendem matéria prima e também pode fazer o seu! :-)

  • Bebel disse:

    Oiiii minha flor, eu comprei um óleo de coco na feira, e ele não solidifica, será que é puro mesmo ???:/

  • Rita Coelho disse:

    Oi, sabem se o leite de coco, que se usa para os cozinhados, tem o mesmo efeito que o óleo de coco?

  • Marta disse:

    Oi linda. Como vai a vida?

    Adoro este óleo apesar de usar apenas como finalizante mas considero um bom óleo para o cabelo, deixa-o bem comportadinho e sem frizz. Ainda assim prefiro o Oleo de Argan da MoroccanOil mas em termos de preço, este é mais economico para o meu bolso sem dúvida. Adoro as suas resenhas e o seu blog. Tem-me ajudado muito quando estou com dúvidas sobre o meu cabelo

    Beijos

  • adrienne disse:

    Bom dia,

    Ouvi comentários de que o oleo de coco alisa gradativamente o cabelo, alguém sabe me dizer se é verdade?

    Atenciosamente.

    • Acredito que o óleo de coco possa deixar o cabelo com a ”aparência”de mais liso, porque os óleos alem de hidratar conferem peso aos fios e um cabelo pesado longo faz a raiz ficar mais ”grudada” na cabeça. Mas não existe nenhuma pesquisa científica comprovando a validade da teoria do ”alisamento natural”.

  • Amanda disse:

    Falando em coco para os cabelos….. Outro dia li uma menina comentando sobre o creme de coco ou leite de coco (q se usa para cozinhar) para fazer um breve relaxamento nos cabelos,ou seja amaciar a raiz sem precisar usar quimica. E desde entao venho buscando mais informaçoes,queria saber se alguem mais jà sabia disso ou ja usou e viu um bom resultado.

    • O coco é ótimo. Ainda não usei o leite de coco, mas faz tempo que estou querendo testar (vou fazer isso essa semana!). Obrigada por compartilhar conosco :-)
      O coco tem muitas propriedades hidratantes e deixa o cabelo muito macio, seu leite (assim como o óleo) devem ser parecidos nas propriedades. Vou pesquisar mais sobre isso e trazer novidades no blog a respeito. Beijo, Flor.

      • Amanda disse:

        sim,sim as propriedades sao parecidas,mas a forma como elas reagem q diferenciam. Eu tambem estou pesquisando e tentando entender o q acontece com o leite e creme de coco nos nossos cabelos,pelo q eu jà li parace que ocorrer um fermentaçao quando esta no cabelo e ele libera uns acidos.
        Ps: nao tenha certeza.è o q eu andei lendo por ai

      • Andreia de Alcantara Ribeiro de Sousa disse:

        oi Leticia!Sou de Mesquita Rj .Achei seu blog esses dias e estou gostando muito!Sou branquela do cabelo crespo,acho que é do tipo 3c!Em 2011 fui ao salão fazer uma hidratação e escova e infelizmente a pessoa que fez a escova no meu cabelo batizou o creme de hidratação com uma química,acho que pra facilitar a escova.A escova ficou linda,mas depois de uma semana fui lavar e tive a surpresa:meu cabelo ficou com uma parte lisa e algumas enroladas.Depois disso comecei a fazer essas escovas com formou.Infelizmente por causa da desonestidade de pessoas assim que comecei a estragar meu cabelo.Estou amando seu blog e tenho já dois dedos de cabelo enrolado e um pedação liso,tá feio !Comprei um óleo da FORÇA DA TERRA de Jaborandi.É bom???Custou 9.80!bjs e fique com Deus.

        • Oi Andreia, eu nunca usei a marca Força da Terra, mas parece ser uma boa marca. Olhe apenas o rótulo se não contém parafina ou óleos minerais na composição, se ele for puro, está ótimo!
          Sobre as duas texturas, realmente não é fácil.. precisa ter paciência. Mas logo passa.. :-) Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu Big Chop
 
Find us facebook
Cronograma Capilar