Protetor solar para pele negra: Como escolher o seu?

Todas as peles, independente da cor, devem usar protetor solar. Um dos principais mitos em relação a pele negra é que nós, seja você negra ébano ou mulata, não precisa usar protetor solar.

Infelizmente, todo mundo está sujeito a ter câncer na pele, mesmo negras! Eu li outro dia em um blog de dermatologia que realmente menos negras tem câncer na pele, mas o câncer em pele negra escura costuma ser mais agressivo do que em outras peles. Não sei se a informação é verdadeira, mas em todo o caso, prefiro me proteger. :-)

Além do câncer, podemos ter diversas outras complicações, sem mencionar o envelhecimento precoce. É notável a diferença na pele de alguém que usa protetor solar de alguém que não usa.

pele negra

Como escolher o protetor solar para pele negra?

O Fator de Proteção Solar (FPS) dos produtos pode variar de 2 a 100, e a escolha do número é muito importante para manter sua pele protegida adequadamente.

A pele negra (mais escura) requer um protetor solar com FPS entre 6 e 15, já as mulatas, tipo Rihanna (and me! ), devem usar um com FPS 20 – 25. Estes são números gerais, mas para descobrir o número que sua pele em específico necessita, você precisa fazer testes em laboratórios especializados.

Para ser bem sincera, eu não me arrisco a usar um FPS baixo, eu procuro sempre usar um que tenha FPS 30, porque daí tenho certeza absoluta que minha pele está protegida. :-) Tem muitas informações desencontradas por aí sobre o FPS que devemos usar, acho melhor prevenir do que remediar. Cada especialista diz uma coisa, a única certeza que temos é que o FPS 30 protege todas as peles, independente de ser loira, japonesa ou negra. :-) :-P :-)

Se você ficou perdidinha com esses números, calma! O número do FPS significa o nível de proteção, sendo que quanto maior o número, maior é a proteção da sua pele. Para ter um ideia, uma pessoa branca (bem clarinha) deve usar um filtro solar com FPS acima de 30, porque a pele clara requer uma proteção dobrada do sol e do câncer de pele.

O número do FPS vem indicado nas embalagens dos produtos, todos eles tem a indicação. :-) Os produtos estrangeiros terão a sigla SPF (Sun Protection Factor) ao invés de FPS, mas significa a mesma coisa.

O que são raios UVA e UVB?

No seu protetor solar também terá algumas siglas, as famosas UVA e UVB. Eles são respectivamentes, raios ultravioletas A e ultravioletas B.

Ambos causam câncer e o envelhecimento da pele. Um outro tipo de raio ultravioleta tem se tornado comum nos últimos tempos, é o UVC, que é muito mais perigoso que o UVB. Na hora de comprar um protetor solar, verifique se ele protege contra os raios UVA e UVB.

pele negra

Como escolher o protetor solar?

Se você tem pele oleosa ou problemas com acnes, escolha um protetor solar Oil-Free (Livre de Óleo). Isso ajudará a não ficar com aquele aspecto tão oleoso que os protetores solares deixam (embora, eu ainda não achei um que seja realmente oil free). Outra indicação são os  não comedogênicos, eles prometem evitar cravos e espinhas. Os melhores são aqueles a base d’água ou em gel.

Quem tem pele seca ou normal, use protetor solar em emulsão ou creme. Vale lembrar que antes do protetor (15 minutos de intervalo), você deve utilizar um hidratante.

Para peles sensíveis e propensas a alergia, o mais indicado são os protetores hipoalergênicos (ou PABA free / livre de PABA). Eles tem uma fórmula específicas sem a adição de substâncias comuns que provocam alergias, como os parabenos e oxibenzona.

Mulheres acima dos 30 anos, podem escolher um protetor solar anti-idade. Assim, além de cuidar da pele contra os raios, já previne o envelhecimento. Cuidado completo! :-)

Espero que este post tenha ajudado vocês na hora de comprar o novo protetor solar. Se você tem preguiça de usar o bendito (como eu), faça um esforço e acrescente este cuidado na sua rotina diária. Mais vale 3 minutos diários de cuidado com a pele do que 30 minutos com maquiagem.

Veja mais artigos de cuidados com a pele, clicando em Pele Negra.

Qual protetor solar você usa?

 

A última das idealistas de um mundo desiludido. Apaixonada por livros, maquiagem e moda, tem os pés no chão e acredita que a vida é muito mais do que uma Prada ou Chanel 5 original.

Comments

8 respostas a Protetor solar para pele negra: Como escolher o seu?

    • É melhor consultar uma dermatologista para tirar sua dúvida, ela irá avaliar questões genéticas, a saúde da sua pele, o tempo que é exposta ao sol e o seu tom de pele.

  • Dhi disse:

    O que eu não gosto é que o rosto fica oleoso demais e pra mim, que já tenho pele mista, no verão mesmo, minha pele brilha tanto quanto o sol escaldante, sem falar nos cravos e espinhas que aparecem por causa da oleosidade excessiva na pele né? E isso ninguém merece!.Conhece alguma marca de protetor facial que amenize esse problema Leti?Atualmente uso o protetor solar FPS30 da Avon.Havia comprado o bloqueador FPS50 também da Avon, mas a medida que a pele vai suando, o rosto vai ficando esbranquiçado, sem falar que é super oleoso e tem aquele aspecto de cola escolar.Descartei logo.Um horror! E estou em busca de um mais leve , que além de proteger,não deixe minha pele oleosa.Indica algum? :wink: Bjos e obrigada Let,pelas dicas.

    • Dhi, eu não encontrei nenhum que fosse 100% bom para nossa pele mista. O que eu faço é sempre usar um primer em pó depois de passar o protetor para tirar o brilho e quando chego em casa, lavo o rosto com sabonete anti oleosidade e faço esfoliação 1 vez na semana para evitar mais cravos e espinhas.
      Tente procurar por protetores em gel, eles pelo menos não formam aquele aspecto esbranquiçado.
      :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sorteio Lingerie
Meu Big Chop
 
Find us facebook
Cronograma Capilar