Shampoo Anti residuos caseiro – Como Fazer? [DIY]

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

Olá Garotas Brasileiras,

Vocês já devem ter percebido que sou super-hiper-mega viciada em hidratações, nutrições e afins. Mas com o tempo esses tratamentos deixam de fazer efeito no cabelo.

Quem aqui nunca percebeu que aquela sua máscara de hidratação que você adorava parou de funcionar no cabelo depois de um tempo? Sabe porque?

Um motivo pode ser que a máscara já tenha feito tudo que podia para o seu cabelo e agora você não vê os resultados como antes, por isso é importante seguir o cronograma capilar. Se você ainda não tem um, clique em Cronograma Capilar e veja como fazer.

como fazer shampoo anti residuos

No entanto, na maioria das vezes o que acontece é que depois de usar  vários produtos que contenham silicones, essas substâncias formam uma capsula protetora no fio, dificultando o trabalho de outros tratamentos. O silicone, no entanto, está longe de ser um vilão. Ao contrário do que muitos radicais andam espalhando por aí na internet, os silicones não estão por acaso presentes nos cosméticos, mas para não fugir do assunto, vamos nos limitar a falar do shampoo anti residuo.

Por que usar shampoo anti residuos

Além dos silicones e da parafina (óleo mineral, derivados do petróleo), acumulamos também impurezas no couro cabeludo,  o que pode gerar oleosidade e atrapalhar na saúde e crescimento dos fios. Pensando nisso, a indústria cosmética lançou uma fórmula de shampoo que promete nos livrar deste problema. O shampoo anti-residuo, independente de sua marca, é indicado para ser usado a cada 15 dias ou 1x ao mês para cabelos secos e semanalmente para quem sofre com muita oleosidade.

Seu uso não pode ser diário porque ele resseca os fios, podendo deixá-los muito frágeis a ponto de quebrar. Então, tudo funciona maravilhosamente bem: você lava a cabeça a cada quinze dias com ele e não precisa de preocupar com mais nada. Certo? Não!

Na verdade, quem tem cabelos crespos e cacheados sabe o quanto frágeis são nossos fios. Muitas vezes gastamos semanas fazendo hidratações e nutrições que serão perdidas em uma única lavagem com o shampoo anti-resíduos. Eu sempre tive esse problema!

Eu sempre uso um shampoo anti residuos antes de fazer um tratamento mais potente no cabelo para que o resultado seja ainda melhor. Neste vídeo, tem dicas sobre o assunto:

Meus cabelos ficam como uma palha e demoro semanas para conseguir ter os fios sedosos novamente, mas quando finalmente eles voltam ao normal já tenho que lavar novamente com o shampoo anti-residuos. Para solucionar este problema, encontrei uma solução: Shampoo anti  resíduos caseiro.

Como fazer shampoo anti residuos caseiro

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

bicarbonato de sodio nos cabelos

Você precisa somente de:

1 colher de bicarbonato de sódio

1 copo de água

Lavo a cabeça normalmente com o meu shampoo e depois despejo a mistura na raiz, massageando o couro cabeludo suavemente, e deixo a água escorrer até as pontas. A sensação de limpeza é imediata. Observe que a água sairá com uma cor amarelada/marrom devido as impurezas acumuladas no fio. Enxague o cabelo normalmente e aplique sua máscara, de preferência uma rica em vitaminas ou óleos vegetais.

Como não tenho problemas com oleosidade, uso essa mistura ao invés do shampoo anti resíduos convencional. O ressecamento dos fios é bem menor e o resultado é bem parecido.

Outra receita que já vi, mas ainda não testei é usar 1 colher de bicarbonato de sódio direto no seu shampoo normal. Usar da mesma forma mencionada acima! :-)

O ideal é que faça pelo menos a cada quinze dias sempre antes da hidratação.  Se houver necessidade, você pode intercalar o seu shampoo anti resíduos convencional com esta receita de shampoo anti resíduos caseiro e diminuir o frizz e o ressecamento.

Na primeira lavagem com este shampoo anti residuos caseiro você já notará que a sua hidratação e a nutrição com óleos vegetais terão um desempenho muito melhor.

Se estiver em dúvidas sobre como fazer hidratação, nutrição e reconstrução, veja nossos artigos sobre o assunto clicando em:

Hidratação com Bepantol

Nutrição com Óleos Vegetais

Espero que tenham gostado desta receita prática para limpar os fios e maximar o efeito dos tratamentos capilares, sem agredir os nossos fios. :-)

<<Atualização 22 de Novembro:>>

Você pode misturar a mesma quantidade de bicarbonato de sódio em uma proporção equivalente do seu shampoo comum.

Você usa shampoo anti resíduos?

 

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

A última das idealistas de um mundo desiludido. Apaixonada por livros, maquiagem e moda, tem os pés no chão e acredita que a vida é muito mais do que uma Prada ou Chanel 5 original.

Comments

56 respostas a Shampoo Anti residuos caseiro – Como Fazer? [DIY]

  • fatima rosaria disse:

    Esse shampoo serve pra tirar o exesso de.tinta dos.cabelos?? Pois pintei e nao gostei do resultado.Adorei o seu bog!!!

  • beatriz disse:

    nossa já to fikando looooooka num consigo achar em lugar nenhum esse shampoo da phytoervas de óleo de ojon aonde vc compra ,necessito muito saber aonde vc axa e qto custa pf me responda o mais rápido possível pois fiz 29 agora dia 9 presiso ter uma aparência bonita rosto corpo e cabelo saudavel grand bj mulher miss simpatia seu sorriso é lindo e o bakana é ki vc fala nossa linguagem nada d enxe linguiça nem formalidades porisso sou fã numero 1 bj bj bj aguardo resposta

    :lol:

    • Beatriz, eu compro em lojas de cosméticos, aqui todo lugar tem. Mas existem outros shampoo sem sulfatos, como da linha Mamãe e Bebê da Natura, a linha da Bio Extratus pós progressiva, EcoTherapy da Amend, e os shampoos orgânicos que você pode comprar na internet. :-)
      Parabéns pelo seu aniversário, você já escutou aquela música do Renato Russo chamada 29? Clique AQUI pra ouvir, é uma fase de muitas mudanças na vida. :-)
      Obrigada pelo carinho, Beatriz!

      • beatriz disse:

        Eu é q agradeço vc é maravilhosa e miss simpatia fala nossa linguagem e responde nossas perguntas com carinho valew msm d’coraçao grande bj e forte abraço

  • Lorena Nayara disse:

    Leticia seu blog esta sendo mto valido para mim, tanto q ja indiquei para todas as minhas amigas! + queria q vc tirasse uma duvida: uso chapinha todo fim de semana e desde o inicio do ano optei por fazer reconstruçao capilar(axo q é isso msm, esqueci o nome) e desde entao sinto sim uma melhora MAS tmb meu cabelo ta ficando mto oleoso,vc axa q tem haver c/ esse procedimento?e q essa receita elimina a oleosidade? Ou pelo menos reduz significativamente? Desde ja agradeço!

    • Oiii Lorena! :-) :-) Muito obrigada pela sua indicação! :-)
      Como você faz essa reconstrução? Teoricamente, a R não deixaria seu cabelo oleoso, seria mais normal deixar seu cabelo rígido. Ou você está falando de nutrição/umectação (óleo vegetal)?

      • Lorena Nayara disse:

        É nutriçao capilar é uma mistura q aplica na raiz e depois ao longo dos fios + sem duvidas é aplicado + na raiz, vc axa q minha oleosidade tem haver com isso? E essa receita reduziria a oleosidade? E eu poderia utilizar essa receita todo fim de semana ou vou intercalando? Obrigada Bjos

        • Se aumentou a oleosidade, sugiro que lave a cabeça com shampoo transparente antes de fazer nutrição. Evite passar tão perto da raiz. Isso so funciona para cabelos muito secos, como o meu. O AR pode ajudar sim, assim como o vinagre.
          Se for para combater a oleosidade, melhor usar o vinagre 1x na semana.

  • Liizy disse:

    cara ameiii seus posts …me ajudaram mto …vou tentar depois ..espero qii de bons resultads …AMEIIII !!!!Bjiins ..

  • THAYNNARA VALENTE disse:

    Nega , eu estava fazendo a zap no meu cabelo , mas parei eu cabelo estava caindo muiito queria alguma dica sua pra ter meus cachoooos de volta o mais rapido possivel pq meu cabelo esta horrivel ! :roll: ..

  • ja disse:

    Ola minha amiga virtual.adorei a dica do shampoo caseiro anti-residuo.eu fiz e aprovei.la ei meu cabelo com este coloquei 2colheres bem cheia de shampoo que eu uso e misturei1colher de sopa de bicabornato de sódio’molhei o cabelo e passei.la ei 3x. E enxaguei bem.o cabelo ficou super limpo.ensequida fiz a hitratacao com mascara reposidora e 1colher de sopa de monovim a .deixei em touca por 20minutos e enxaguei bem depois passei o condicionador.e nxaguei e fina lizei com escova e prancha.meu cabelo ficou com outra aparência.grata amiga.bis

  • Letícia Severiano disse:

    Uso progressiva, meu cabelo é bem cacheado, mais é aquele cacho estranho, ele não se comporta e arma pra caramba, por isso faço progressiva. Gostaria de saber se eu começar a usar esse shampoo anti-resíduo, a progressiva saí? Em quanto tempo mais ou menos meu cabelo volta a ser cacheado? Sinto saudade da rebeldia deles.

    • Em geral, o shampoo antí residuos vai fazer uma limpeza profunda, ajuda a tirar a progressiva, mas nada que vale a pena pelo estrago. Ele só deve usado no máximo a cada 15 dias. Já essa versão caseira é menos agressiva.

      • Thamara disse:

        Ajuda a tirar relaxamento também? Relaxei meu cabelo 2 vezes e ele esta cacheado porém perdendo o volume, gostaria de deixa-lo natural pra que ele continue cheio. Esse shampoo pode ajudar?

  • Sara Arvela disse:

    :grin: Amei a dica :) Eu tenho 13 anos e tenho medo de fazer a transição capilar. Com medo que o meu cabelo não tenha cachos. Não tão definidos mas crespinhos pelo menos. Tenho caspa, e o meu cabelo mudou de cor desde que comecei a alisar o cabelo. Ficou quase loiro na parte de frente e eu tenho a pele mulata! Continua cheio! Quando lavo em casa e deixo secar naturalmente, na parte de trás ( com menos química ) fica mais enroladinho enquanto que nas outras partes fica esticado e castanho muito claro, feio.
    Ajuda-me :cry:

    • Crespos são lindos também quando você sabe cuidar deles.
      Essa cor é devido a agressão nos fios da química e dos agentes naturais, já vi vários casos assim.
      O primeiro passo, Sara, é seguir o cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução. Aprenda a cuidar do seu cabelo e aí você poderá decidir se quer continuar com químicas ou usá-lo natural.

  • Lígia Costa disse:

    olá,
    vou testar esse truque do bicarbonato, depois conto aqui como ficou.
    se possível, gostaria de saber porque o meu cabelo não cresce, ele está na altura dos ombros já faz uns 15 anos e eu já tenho 57 anos, será que é devido a idade?
    sempre uso aquele hidratante que vem junto com a tinta do koleston, em quase todas as lavagens do cabelo, uso sempre porque ele deixa o cabelo mais sedoso, não sei se é bom usar assim com frequência.
    você é uma graça de pessoa, sempre dando atenção e respondendo as dúvidas com carinho e humor.
    grata pela atenção.
    um beijo brasileiro!

    • Com o tempo, o crescimento do cabelo diminui mesmo.. mas não tanto! :-)
      Existem alguns produtinhos que estimulam o crescimento: tônico de alho da Gota Dourada, óleo vegetal de rícino…
      O importante é sempre massagear o couro cabeludo.
      Obrigada linda! Espero vê-la mais vezes por aqui…

  • gloria Reis disse:

    eu amei a receita do bicarbonato com agua, vou usar amanhã mesmo, meus parabéns para a dica, sou de Pernambuco :grin: :grin:

  • fernanda disse:

    Eu sei q o bicarbonato+agua+papel laminado clareia mtt aliança de prata, imagina no cabelo, deve limpar bastante.

  • fabiola disse:

    ola boa tarde ha 4 anos fiz escova definitiva no meu cabelo e me arrependi gostaria que meus cachos voltassem,já cortei mas ainda não voltou totalmente e hidrato sempre,ainda nada. me ajude o que posso estar fazendo para meus cachos voltarem me responda por favor.

    • Fabiola, já faz umectações? Ajuda muito a ir definindo os cachos + hidratação. Outra coisa é a paciência.. ele vai demorar um pouquinho. Vai cuidando dele, definindo com texturização (tenho videos sobre isso no YT)…

  • Dhalvane disse:

    Olá, adorei a dica, mas falando sobre o próprio shampoo anti-resíduos, eu tenho uma dúvida: Mesmo sendo homem faço relaxamento. Gostaria de saber se devo usar o shampoo anti-resíduos antes ou depois de fazer o relaxamento. Já me indicaram fazer o relaxamento e depois usar o shampoo, mas não tenho certeza se é certo. Você pode me dar uma ajuda? :grin:

  • Jane disse:

    :?:
    Estou adorando o seu blog. Você concentrou as melhores dicas sobre tudo para quem tem cabelos cacheados. Amei.

    Fiquei em dúvida sobre a ordem dos fatores aí em cima.
    Primeiro lava com o shampoo normal. Ok.
    Enxagua o shampoo????
    Depois joga a mistura de bicarbonato com água fria na raiz. ok.
    Depois massageia a raiz e enxagua essa mistura. ok. (Tô louca pra ver o caldo preto que você disse que sai do cabelo)
    Depois passa o condicionador para selar as cutículas.
    Certo?

    Dúvida: Antes de ontem colori o cabelo com um tom de chocolate e mechas. Você acha que se eu lavar com esse anti-resíduos vai desbotar o meu tom?

    Um beijo nos cachos!

  • Scarlett Nery disse:

    Estou com uma pequena dúvida! Depois de lavar o cabelo com shampoo e disolver o bircabonato de sódio na água e colocar no cabelo, Posso colocar o condicionador e depois hidratar?

    • Você lavava normalmente. Usa o bicarbonato, depois o condicionador. Se for fazer hidratação, você usa o bicarbonato, em seguida faz a hidratação e depois o condicionador.
      O shampoo abre as escamas do cabelo, assim fazer a hidratação em seguida irá ter um melhor resultado no tratamento. Finalizar com o condicionador é importante para fechar as escamas. E você pode usar o vinagre de maçã + água fria para selar as cutículas também.

  • Joelma disse:

    :wink:Costumo usar um anti-resíduo da natura (taninos da hortela)e bom mais é mto caro,vou experimentar essa receita de bicabornato tomara q funcione…Bjs

  • Carolina Barbosa disse:

    Letícia, amei a dica precisava de um shampoo anti resíduos pois vou fazer progressiva e perto da minha casa n vende. Ameeeeeeei demais. Beijos

  • Angelica disse:

    Ola,fui matizar meu cabelo com violeta genciana e ficou roxo pois misturei diretamente no creme :O,sei que sai somente com shampoo anti-residuos,gostaria de saber se esse funciona para retirar a violeta???Por favor me responda o mais rapido possivel estou desesperadaaa!!!!!!!!:(

  • Fafá disse:

    nossa minha irmã veio com essa história de bicabornato semana passada, testei ontem, coloquei diretamente no meu xampu comum.
    Não vi diferença rss, mas é uma forma econômica, pois xampus anti residuos são mais caros q os comuns.

    • Eu não uso no shampoo, uso puro dissolvido na água.:-) Se fizer o teste, deixe a água do seu cabelo escorrer dentro de um recipiente claro e veja como a água do cabelo (mesmo depois de limpo com shampoo) sai escura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu Big Chop
 
Find us facebook
Cronograma Capilar