Transição Capilar: Como começar?

Resolvi falar sobre o assunto depois de receber vários e-mails de iniciantes com as mesmas dúvidas sobre a transição capilar.

A Transição Capilar tem sido cada vez mais divulgada nas redes sociais e nos blogs voltados para a beleza negra. Para quem ainda não sabe o que significa, a Transição Capilar é o processo em que você deixa de utilizar químicas no cabelo (em geral se refere a alisantes: progressivas, relaxamentos, etc) e assume sua beleza natural.

cabelo cacheado crespo afro

Na teoria é muito simples, mas na prática é preciso muito mais do que a decisão, é preciso determinação e uma rotina de cuidados com os cabelos.

Se você ainda usa relaxantes, alisantes ou progressivas no cabelo e sente que esse é o momento ideal para colocar um fim na escravidão da chapinha e das químicas, o primeiro passo é  procurar grupos de apoio.

Sim! Antes de qualquer coisa, procure por grupos nas redes sociais, blogs  e canais do youtube que falem do assunto e que reúnam outras meninas que estão passando pela mesma fase que você.

Por experiência própria, posso dizer que com o tempo você vai desanimando, e justamente neste momento é que estar em grupo de apoio, rodeado de meninas passando pelos mesmos dilemas, compartilhando suas dores e seus progressos de cada dia, é determinante para o sucesso da caminhada.

Depois de alguns meses em transição capilar, a raiz do seu cabelo começa a crescer natural (crespa ou cacheada) e então você fica com a metade da cabeça enrolada e a outra metada lisa. Chamo esta fase de Período Crítico.

No Período Crítico você precisa se acostumar com as duas texturas e entender o que cada uma delas precisa. Uma máscara de nutrição, enriquecida com óleos vegetais, pode ser uma maravilha para a raiz (textura virgem) e ao mesmo tempo ser ums inimiga da parte lisa (com química).

cabelos cacheados e crespos

Como enfrentar o período crítico?

Você tem duas opções: o famoso Big Chop ou a Paciência.

No meu caso, eu optei pela paciência. Não por medo do Big Chop, mas por questões profissionais.

Calma, vou explicar o que é  tal do Big Chop. O BC, como chamamos o Big Chop, é quando você determinada a entrar de vez no mundo da beleza natural, corta toda a parte com química. Na maioria das vezes, o corte será bem curto. Isso depende do tempo que você ficou em transição.

Muitas meninas optam por esta saída por ser a mais prática e rápida. Após alguns minutinhos enfrentando a tesoura, você sai livre da química e toda natural.

Eu recebo muitos e-mais perguntando quanto tempo demora para o cabelo crescer depois do tal BC. Bem… essa é uma questão pessoal e depende muito do tipo do seu cabelo e do comprimento. Nossos cabelos crescem em média 1,5 cm (até 2 cm) por mês e se ele for crespo ou com cachos bem pequenos, talvez você tenha a sensação que ele esteja crescendo lentamente, por causa do comprimento que é perdido nas voltinhas do cachos.

Em geral, esse período de crescimento pós Big Chop pode demorar de 3 meses a 2 anos, dependendo da estrutura do fio, saúde e comprimento.

Eu fiz o meu BC depois de 1 ano e meio em transição. Veja o video:

Já quem não pode fazer o BC ou prefere esperar o cabelo ir crescendo e cortar a química aos poucos, a saída é ter paciência. E diga-se de passagem, paciência de ouro!

Não é nada fácil acordar todos os dias com uma raiz crespa e 60% do seu cabelo esticado (efeito das inúmeras progressivas da vida). É preciso muita criatividade para não sair e casa só de coque  e muita determinação para não cair novamente na tentação da química.

cabelos cacheados

Como começar a Transição Capilar:

Se você tem certeza que deseja se lançar na transição, comece a pesquisar tudo sobre o assunto. As meninas da transição já sabem disso: quanto mais estudamos sobre os nosso cabelos, mais percebemos o quanto fomos negligentes ao usar químicas. Além de nos submeter a um padrão preconceituoso de beleza imposto na sociedade, podando nossa verdadeira identidade, as químicas fazem muito mal para nossa a saúde. Por incrível que pareça ninguém fala sobre isso na televisão ou nos jornais, mas isto é assunto para outro post.

É um mundo totalmente diferente. Uma vez na transição, você muda toda a sua forma de ver e pensar sobre o mundo, sobre as relações humanas e até mesmo a forma como se vê.

Ao invés de gastar rios de dinheiro que não temos com cosméticos, aprendemos mil receitas caseiras e naturais, inventamos receitas de frutas e ingredientes vegetais, passamos também a nos aventurar nas gôndolas das farmácias e supermercados, passando sempre os olhos pela composição de cada produto. Atire a primeira pedra a cacheada/crespa que nunca se pegou olhando a quantidade de silicones não solúveis no rótulo daquela mascára!

Os rótulos dos cosméticos que você usa nunca mais serão os mesmos. Acredite! Temos quase uma paranóia por rótulos e em pouco tempo a atendente chata da lojinha de cosméticos vai começar a te olhar de forma estranha. :-)

A transição é o seu grito de liberdade ao mundo. É dizer a mídia e a todos a sua volta que você não se importa com os padrões de beleza, porque você está acima de tudo isso. A transição capilar é uma terapia na alma, uma dose diária de auto-estima e alegria. Se não acredita em mim, veja o antes e depois de meninas que passaram pela transição.

Então, você decidiu que deseja se ajuntar a esse cada vez mais numeroso grupo de mulheres determinadas e independentes? Keep Calm e Go Natural.

cabelos crespos

Primeiras semanas de Transição Capilar:

Passo I- Participe no máximo de grupos, foruns e blogs possíveis sobre cabelos naturais e transição. Procure fazer amizades com as meninas e conhecer a história de cada uma como fonte de motivação.

Passo II- Pesquise tudo sobre Hidratação, Nutrição e Reparação. Aqui embaixo tem vários artigos que já publicamos no blog sobre o assunto.

Clique em Transição Capilar e veja todas as nossas dicas para começar com o pé direito.

Passo III- Esqueça as químicas pesadas (alisantes ,relaxamentos ou progressivas) a partir de agora.

Depois destes 3 passos, você estará pronta para ingressar neste mundo incrível e descobrir o prazer de cada cachinho novo que nasce.

Como vocês me perguntaram muito sobre quais produtos usar, vou deixar como indicação essa Máscara Hidratante da Amazônia Viva. Ela é 100% natural  e na sua formulação tem até 80% de óleo de cupuaçu (que é o meu óleo vegetal favorito). Quando comprei ela, comprei na Dafiti (porque o frete é gratis e é a compra é segura), mas vocês podem comprar aonde quiserem.

hidratante para pele seca cupuacu

Quem quiser comprar ela na Dafiti, clique Aqui.

Esqueci de dizer, mas como ela é 100% natural, ela serve para cabelos e pele. Uma belezura mesmo!

Se precisar de alguma ajuda, utilize os comentários a baixo para deixar suas dúvidas. Caso já esteja na transição, ou se já passou por ela, conte sua história para motivar nossas novas convertidas. Nós vamos acolher a todas que desejam começar essa etapa ou que estejam passando por ela.

Meninas, eu tenho a certeza que vocês, independente do tipo de cabelo, são verdadeiras princesas. Não a nada mais lindo do que ver a textura natural de um cabelo, seja ele crespo, cacheado ou liso. :-)

Fiz alguns videos ensinando como lidar com o cabelo na Transição Capilar. Vou deixá-lo aqui para quem estiver passando pelo problema de duas texturas e não sabe mais o que fazer.

Clique em Transição Capilar e aprenda a disfarçar a raiz do seu cabelo com um meio rabo de cavalo de forma simples e rápida.

Qual é a sua história capilar?

 

A última das idealistas de um mundo desiludido. Apaixonada por livros, maquiagem e moda, tem os pés no chão e acredita que a vida é muito mais do que uma Prada ou Chanel 5 original.

Comments

332 respostas a Transição Capilar: Como começar?

  • Thais Maria disse:

    Olá Letícia, decidi a poucos dias começar a minha transição de novo, pois a primeira vez que comecei a uns 2 anos atrás não conhecia a prática da transição fiquei aproximadamente uns 6 meses, mas de tanto as ”amigas” me disserem que não ia dar certo o cabelo não vai voltar eu desisti. Mas agora estou bem mais confiante e segura, pois sei que não é só EU que penso em voltar e me assumir agora sei onde conseguir apoio e pesquisar uma maneira de NUNCA desanimar. Rumo a uma no etapa da vida MEUEU<3.

  • Vagna disse:

    Oi meninas, estou tentando passar por esta transação, está muito difícil. Deixei de relaxava meu cabelo, fazem quase dois anos, mas continuei passando só a progressiva, porém o efeito da raiz dura muito pouco, por voltam de um mês ela já está “fofa”, agora resolvi parar de passar qualquer tipo de química, estou pesquisando para saber como cuidar dos meus novos cabelos, mas , confesso que tá difícil viu.

  • julie marie castin disse:

    Eu amei este site! Sério PA-RA-BÉNS! Porém meu problema: tenho cabelo 4C (sim o mais temido! kkkk), e depois de uma cabeleira invejável (me paravam na rua!), um cabelereiro estragou ele! Não sei que faço! Parte tem cabelo, outra parte não tem…e assim vai…estou pensando em usar tranças com kanekalon mas temo danificar de vez (já cresceu um pouquinho na raiz suficiente – somente suficiente – para trançar). Me ajude POR FAVOR imploro…pode ser no email. Minha auto-estima está deplorável :’(
    Obrigada!

    • Julie Marie, não coloque tranças Kanekalon não. Isso vai ser muito pior. Primeiro, comece o crongrama capilar. Faça umectações com óleos vegetais próprios para fortificação dos fios. Se puder, invista em shampoo e condicionador orgânico também.
      Se até o seu cabelo voltar a ser o que era, você deseje uma alternativa rápida, sugiro que procure por lace wigs de tic tac (front lace). Elas não danificam o cabelo e você pode ir cuidando do seu natural, enquanto sai linda na rua.

  • Natacha disse:

    Ola Letícia, bom encontrei seu blog por estar procurando algo pra disfarçar a raiz cheia do cabelo. Eu tinha o cabelo muito cheio e as pessoas viviam falando que eu tinha cabelo pra varias cabeças e isso me incomodava. Comecei so com o relaxamento na raiz, passei pra uma selagem que acabou o cabelo, passei um ano sem fazer nada e agora ja fiz umas 2 progressivas. Mas encontrar seu blog foi otimo, pq ja havia pensado em ter meus cachos que eu tanto adorava e vou te-los de volta sim. Meus parabéns e espero não desistir, no meio do caminho…

  • Mylena Paim disse:

    Oi Leticia, primeiramente parabéns pelo seu blog, adorei as dicas! Bom, tenho 15 anos e resolvi fazer a tal da transição esta semana, já pensei fazer outras vezes mas nunca estive disposta! Já estou 3 meses sem química, no caso meu caso a progressiva … Meu cabelo natural é cacheado e volumoso. Minha infância inteira me julgava por ter cabelo diferente das colegas de escola .. foi então q decidi há três anos atrás fazer a progressiva, ele era enorme, desde então fiquei escrava da chapinha.. ano passado decidi também ficar loira (pior coisa que eu fiz) , resultado disso , quebrou ! hoje estou com cabelo curtinho, me sinto PÉSSIMA! me olhei no espelho e me perguntei por que não meus cachos de volta? espero que eu não desista, estou focada! Queria saber se tem algum grupo, que eu possa entrar em contato, e fazer amizades com meninas que também teve essa decisão e dividir experiências?? beijos !

  • Jessye Oliveira disse:

    Oi meninas, eu decidi voltar aos cachos esse mês (julho/2014),a muito tempo venho pesquisando sobre o assunto,mas faltava coragem ! Agora me decidi,quero ser livre e natural. A 2 anos atrás eu parei de usar relaxamento e fui para o ferro,aquele velho ferro que vai ao fogo do tempo da vovó… Meu cabelo ficava lindo quando eu alisava no ferro,parecia que tinha usado quimica… mas ele de repente parou de desenvolver,eu cortei para renova-lo mas de nada adiantou,ele estagnou,não sai desse cumprimento e isso tem deixado minha auto estima abaixo de zero. Agora ele está curto,um pouco abaixo da orelha,tenho quase um mês sem usar o ferro e agora vou parar de vez com todos os métodos de alisamento,quero assumir meus cachos de uma vez !
    Meu problema é que como ele está muito curto não sei como disfarçar essa raiz triste que já está inchando… vivo na base do creminho,fazendo as hidratações caseiras que acho nos blogs,mas e quando ele crescer mais um pouquinho e eu não conseguir nem prender? ainda morro de medo de cortar curtinho pois sempre amei cabelo grande. Espero poder contar com a ajuda de vcs nesse momento tão complicado ! :???:

  • Marcia Porto! disse:

    Olá Leticia!!
    Estou em transição a 5 meses e pesquisando sobre assunto encontrei seu site e estou adorando as informações que você passa.

    Meu cabelo só foi natural até os meus 12 anos e era um cabelo muito cheio, todo mundo falava que eu tinha cabelo para 2 cabeças e não gostava de pentear, de lavar minha mãe sofria para cuidar dele rssss. Comecei a alisa-lo, inicialmente dei ferro depois fui para as químicas e hoje tenho 26 anos e não sei mais como é o meu cabelo natural.
    Passei a não gostar mais do cabelos alisado, pela grande perda de volume, a mudança de cor(cabelo preto começou a ficar avermelhado), a queda, sem brilho… resumindo meu cabelo estava H.O.R.R.I.V.E.L; resolvi então parar e deixar de ser escrava do cabelo liso e estou há 5 meses em transição. Resgatando minhas fotos pequenas para vê como era meu cabelo natural. Estou realmente decidida a deixa-lo natural e graças a Deus estou tendo o apoio da minha família e amigos. Não está sendo fácil, mas estou usando os bigudinhos circulares e esse mês pretendo colocar tranças.
    Conhecendo sua página só fez com que a minha motivação aumentasse ainda mais para seguir nessa caminhada.
    Bjus e parabéns pelo trabalho! :razz:
    Marcia!

  • aline disse:

    eu estou sei química a 1 ano 5 meses fiz o BC mas o menor 5 meses ate hoje meus cachos ainda não nasceu estou muito preocupada ele somente faz ondulação

  • Suelen Valeriano disse:

    Flor! :smile:

    Estou a 10 meses sem usar quimica. Sendo que estou com um problema de Alopécia e minha raiz esta com varias falhas, por isso uso um Tic Tac (alongamento) e ainda faço escova, pois o alongamento é da época que fazia relaxamento e escovava. Queria muito fazer um BC, mais acho q enquanto estiver com essas falhas não vai ter como. eu estou afim de parar de fazer escova e parar de usar esse alongamento. Porem não queria ficar com o cabelo curto, por isso estou pensando em colocar um implante cacheado (meia cabeça) e usar a frente minha. Tenho medo q com isso meu cabelo piore. Preciso de uma orientação…Já não sei mais o que fazer, quero MUITO cachear meu cabelo. Mais preciso de mais orientações de quem entende! Amei seu blog, e acho que vc pode me dar im “injeção” de auto estima.

    Bjkasssssss Suelen

    • Bem.. no seu caso, recomendo que você procure um dermatologista. Sobre a lace, eu daria preferência para uma que não precisasse usar cola, assim o couro cabeludo poderia respirar. Nunca tive alopécia, mas fico preocupada com o fato de talvez piorar com o abafamento, principalmente se você mora em um lugar quente. O que acha disso?

  • Juliana disse:

    Oi Letícia, ameiiii as dicas!

    Eu faço a tal progressiva, inteligente a muito tempo. Cheguei a ficar 2 anos sem química com o cabelo 100% natural e cai, fiz de novo… :cry:

    Meu cabelo está horrível, quero voltar ao natural e deixá-lo cacheado, mas eu trabalho com clientes de alto padrão, por isso sempre tenho que estar com o cabelo “apresentável”, como acha que devo começar? Estou 5 meses sem química… obrigada!
    Bjo

  • Julianna disse:

    Bom, tenho 15 anos vai fazer 2 meses que eu resolvi fazer a transição,tenho 6 meses sem quimica mas meu cabelo ainda não chegou em um tamanho ideal para o BC, achei ótimo esse blog porque realmente ele ajudou muito em incentivar e aceitar os cabelos cacheados! Realmente seu blog é otimo incentivo! espero voltar aqui varias vezes p sempre seguir as suas dicas que são otimas, alias meu cabelo esta com 5 dedos de crescido ate hoje, ajudaria muito se você mostrasse alguns acessorios e penteados etc para cachos iria ser otimo! Tem alguma noção de quando vou poder cortar realmente? Obg rs

    • Oi juliana, você vai poder cortar quando quiser. Cada uma tem seu tempo e deve fazer isso quando se sentir melhor. Eu demorei quase 1 ano e meio e não me arrependo. E tem pessoas que já cortam logo no começo pra não sofrer com a transição…
      Beijo!

  • Bianca Santos Reis disse:

    Oi leti tudo bem? Então estou em crise. Já faz uns 9 meses q eu estoou na trasição e parece q o meu cabelo parou de crescer . Ai estou ficando meio decepcionada estou pensando em desitir (mas n quero) me ajuda !!! O q eu faço?

  • ola meu n e lu a 1 semana decidi nao passr mais quimica naveguei muito n internet entao decidi vou começar comprei uns produtos e fui tentar nao foi aquilo tudo mas nao desisti e hoje dia 09-05 fui no salao e cortei meus cabelos eles estavao na altura dos ombros e——-cortei eles na altura ´´´´dsa minhas orelhas muito tenpo nao tinha os meuscabelos tao curtos mais estou confiante sei que v valer a pena acredinten se quiseren nunca avia passado pela minha cabeça fazer isso derrpente pensei nao quero mais chega e foi em 4 dias atras liguei para minha filha e ela falou bem assim nao quero nenver voçe vai se arrependernen liguei e o que quero e isso lu

  • Nina disse:

    Desde sempre usei cabelo alisado, até q engravidei e não pude fazer retoque na raiz, ai comecei a fazer chapinha sempre q lavava o cabelo (2 em 2 dias) era o verdadeiro sacrifício , meu cabelo ficou detonado!, mesmo com hidratação frequente (hj descobrir q não basta só hidratar tem q hidratar/Nutrir/Reconstruir) , continuei por 1 ano e meio essa rotina de Chapinha, até cortei meu cabelo e se formaram os primeiros cachos, q eu nunca tinha visto no meu cabelo e eu me apaixonei por eles, mas me olhava no espelho e não me via era como se não combinasse comigo, mas eu gostava dele mesmo assim…
    Passei uns dias sem chapinha, outros eu alisava, e decidir não fazer mais química no meu cabelo e comecei com “Cronograma Capilar” (eu faço com óleos 100% naturais,creme de hidratação, queratina, chás , gosto das alternativas naturais), foi dando resultado e fui parando de usar a “dita,” agora eu amo meu cabelo passei 5 messes sem usar a prancha e resolvi usá-la pra fazer queratinização e me achei Horrível, rs .
    A palavraq mas traduz essa transição é LIBERDADE!

  • Geisa Costa disse:

    Oiie,quando se trata da “transição capilar” é o processo de deixar de usar quimica não é? ou não.. se não for me explique por favor.
    Meu cabelo era bem enroladinho como foi de telefone, rs.. ai cai na besteira de dar essas quimicas.. desde dezembro de 2013 não passo nada.. e ja estou vendo resultado, meus cachinhos voltando só qe estão sem brilho e a raiz ta péssima ( não era), nem passa pela minha cabeça essa questão de passar quimica outra vez.. o que eu queria saber alem da pergunta acima..
    Se eu posso começar esse processo de Hidratação num dia, nutrição e reconstrução no outro? ou eu espero mais? ou compro logo as coisas e começo?!
    e assim, no caso eu só preciso ficar nesse processo ai? ou tem mais alguma coisa a ser feito?! TO DESESPERADAAAA :shock: AMEI O BLOG, PRIMEIRA VEZ

    • Oi Geisa, tudo bem? Isso mesmo, a transição é o processo quando deixamos de usar química.
      O cronograma pode ser feito 3x na semana ou 2x na semana. Você escolhe de acordo com o seu tempo. A partir do momento que você tem os produtos, você vai usando e já nota a diferença nos fios. Comece pela hidratação, depois nutrição e depois a R. Na nutrição, faça umectação com óleo vegetal (isto é, faça massagem no couro cabeludo com um óleo vegetal puro, como oleo de coco ou azeite extra virgem). Seja bem vinda! :-)

  • livia thais disse:

    ola eu decidir começar a minha transição capilar mais estar com poucas semanas que eu passei alisante no meu cabelo,e tenho muitas duvidas qual produto usare como começar a fazer um cronograma capilar, e se durante a minha transição eu poderia estar colocando rastafári de fez em quando

  • Lorena Gomes disse:

    Olá. Boa tarde !
    Estou em fase de transição há 9 meses. 10 meses no dia 13.
    Eu sempre passei relaxante no meu cabelo. Eu era cliente do BN (Beleza Natural), até que fiz a besteira de sair do BN e fazer com uma ex-funcionária do BN. Eu estava ‘loira’ e ela foi fazendo mexas no meu cabelo com descolorante em pó e foi fazendo relaxamento. Depois fiquei ruiva e foiaí que comecei à sentir diferença no meu cabelo.
    Meu cabelo sempre foi muito cheio. Tipo um leão. E reparei q ele tava ficando vazio. Sim, meu cabelo tava caindo.
    Dei um corte nele.Metade do comprimento dele, mas ele continuou caindo e ele hoje tá horrível. A parte de raiz virgem está cheia e a parte quimicamente tratada está super vazia.
    Vou aderir ao BC e colocar trança pra eu não ficar me vendo com o cabelo tão curto, tão Joãozinho. Meu cabelo tem os cachos muito fechadinhos, mt pequenininhos e não parece q tô há 9 meses sem passar nada. Sem contar que sempre tive vontade de usar trança.

  • Grazieli disse:

    Oi Leticia, tudo bem? Adoro seu blog!!! Bom, estou entrando pra valer na transição capilar. Meu cabelo não está muito danificado, a primeira química que fiz nele foi em 2012, foi um relaxamento horriveeel, que deixou meu cabelo super elástico. Depois disso eu só usava ele com chapinha e passados 1 ano eu fiz minha segunda química, uma selagem. Depois disso meu cabelo ficou bem estranho, nas pontas (uns 5 dedos) ele era liso, e dos lados também, no meio ele ainda tinha cachos. Enfim, meu arrependi totalmente e segui fazendo minhas chapinhas semanais até fevereiro desse ano. Agora ele está mais uniforme pq cortei uma grande parte daquele troço “liso”, sempre tive cabelo grande, por isso esperei esse tempão para cortar. Resumindo, estou a 1 ano sem química e a algumas semanas sem chapinha, meus cachos (muitooo indefinidos, mas cachos) estão batendo um pouco acima do ombro, mas o meu maior problema é parte da frente, que continua crescendo lisa. Não sei o que fazer para ela voltar a ser cacheada como o resto do cabelo esta voltando, cronograma capilar resolve?
    Beijos!

    • Oii Grazieli, tudo bem? O cronograma vai ajudar, Grazi, mas só o tempo e paciência vai resolver. Invista em cuidados agora e dê tempo ao tempo. Beijo e obrigada pelo carinho, espero vê-la mais vezes aqui no blog. :-) :-)

  • lucia disse:

    Boa tarde,

    Eu ainda não tinha ouvido falar. Estou na net e por um acaso entrei no youtube e vi seu vídeo. TRANSIÇÃO CAPILAR, menina depois de ouvir e vê seu vídeo, estou decidida a passar por esse processo, kkk por sinal acabei de compra o creme da Amazonia Viva. Mas peço a vc um favor, me passa o seu face ou qualquer outro endereço que eu possa tirar dúvidas e até buscar apoio com vc kkk, ok?
    Bjs. Parabéns pelo seu vídeo.

  • Karina Emidio disse:

    Oi, adorei seu blog , estou na transição a 4 meses e tenho uma duvida: eu to fazendo trança sabe ? aquelas que usa cabelo de plastico tipo canicalom? queria saber se isso prejudica meu cabelo .
    Bjoos

  • Nina Pimentel disse:

    Olá Letícia, me chamo Nina e estou neste momento de transição e assim como vc falou , é uma fase que não é nada fácil, principalmente quando vc ver as pontas lisas e a “jubona” escondidinha, confesso que já pensei a imaginar q isso (transição) vai demorar e coisa e tal, ms olho p/ meus cabelos partidos das químicas e m dá força pra acreditar q o melhor ainda tá por vir, e é isso aí, ñ estou com a ajuda de grupos, mas estou recebendo a força de minha amiga Taci q já tá em uma fase da transição bem avançada, ela está me dando total apoio, vou ficando por aqui e voltarei sempre, amei esse blog!!! abraços, Nina.

  • Monique Gentil disse:

    A parte cruel, é pra quem além de alisar, cortou curtinho como eu. Meu corte era chanel e com progressiva, pouco abaixo da orelha. Agora que resolvi deixar crescer, simplesmente não tem o que fazer além de aceitar ele feio ou partir para o BC. todos os sites e blogs ensinam a fazer cachos com baby liss e coques para disfarçar, mas e quem nem consegue prender o cabelo como eu como faz? ><

    PS: Amei demais o blog e te adicionei no face porque seus cachos são mega inspiradores *.* to sonhando que os meus fiquem assim .-.

    • Oi Monique, super obrigada! Realmente sua situação é difícil, quando não tem comprimento, não tem muito o que fazer. Por outro lado, será mais fácil fazer o BC, porque o comprimento está menor.. em poucos meses, você se sentirá confiante! :-) Por isso, já comece o mais rápido possível o Cronograma. beijooo!

  • Suellen mendes disse:

    Letícia, estou encantada com o seu blog. Parabéns. Vídeos muito didáticos, vc é uma fofa, linda e simpática. O capricho que é notório em cada postagem. Realmente um blog feito com muito carinho. Mil beijinhus da sua nova seguidora

    Su

  • ROSEANE SERRA disse:

    OI SOU ROSEANE TO EM TRANSIÇAO A 1 MES , JA TENTEI OUTRAS VEZES E NAO CONSEGUI DESSA VEZ ESTOU MUITO COFIANTE, MAS COM MUITO MEDO DE DESISTIR . CONTO COM VOCES BEIJOS.

    GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR DE UM GRUPO DE APOIO.

    • Oi Roseane, os grupos estão no facebook. Se tiver uma conta, é só procurar por Transição Capilar no Facebook e encontrará vários grupos!
      Não se preocupe tanto com a transição, vá curtindo cada momento. Se cair, levante! Estaremos sempre aqui para ajudar… :-) Beijo!

  • Mariana Pap disse:

    Fiz o BC ha dois meses mais tenho uma duvida, ele já cresceu bastante desde o corte, enfim a duvida e saber se na continuidade do crescimento ele vai crescer para baixo ou vai ficar no aspecto black?! Porque o meu objetivo e ele descer e crescer para baixo, meu cabelo e cacheado.

    • Mariana, isso depende do tipo do seu cabelo. Cachos 3 e 2 caem, enquanto cachos tipo 4 são mais propensos a formarem blacks. Mas isso é também uma questão do corte do cabelo e do tamanho… todo cabelo longo cai, independente do tipo.

  • Sandra Pautília disse:

    Olá Letícia, adorei o seu espaço. Completei 10 meses de transição capilar e fiz meu BC em Jan/2014. É difícil de lidar com nossos cabelos, ainda mais quando não o conhecemos, mas estou confiante e sem nenhum desânimo. Estou aproveitando algumas dicas suas e buscando conhecimentos a cerca de como tratar meus cabelos. Obrigada, bj

  • leidiane disse:

    minha gente me ajude to pra fica lé lé da cuca decidi algum tempo fazer essa transição mas terminei fazendo selagem para meu casamento,mas não deu certo porque a raiz já tava um pouco grande e não souberam fazer,agora vou deixar de vez meu cabelo crescer cacheado mas ele não quer crescer o que faço? vai demorar muito estou tentada a voltar. Mas meu cabelo ta caindo de mais e muito feio me ajudemmmmm!!!! :cry:

    • Leidiane, primeiro passo é: Cronograma Capilar. É normal o cabelo cair e quebrar nessa fase, passei por isso. Só com muita reconstrução, ele vai voltar a ser forte.

  • Jaquelini disse:

    Passei uma quimica no meu cabelo e caiu tudo, meu cabelo e bem crespo, esta na raizinha, agora de tanta vergonha estou usando peruca me ajude a entrar no processo de trannsição capilar e me livrar da quimica, me passe um creme bom para ele soltar da raiz pois ele e muito crespo

    • Jaquelini, o cronograma capilar irá te ajudar, pois ele é o tratamento completo para o seu cabelo. Invista em óleos vegetais e massagens na raiz, isso ajudará muito!

  • Thaynah Louise disse:

    Há dois anos eu decidi por deixar meu cabelo totalmente natural novamente, mas nesses dois anos ando sofrendo muito. Já cortei meu cabelo, deixei ele bem curtinho (tipo chanel) e mesmo assim ainda continuou umas partes lisas nele. Como não me adaptei com o cabelo curto, optei por deixar ele crescer e cortar aos poucos. Porém, o liso que ainda existe insiste em sobressair mais que o cachos e ele sempre ficam super ressecados, ai torna meu cabelo um pouco feio. Já tentei colocar muito creme, mas ai deixa o cabelo duro e quando dou aquela amassadinha para cachear mais e sair esse durinho do cabelo eu volta a ficar ressecado, mesmo o hidratando de 8 em 8 dias. Quais produtos devo usar? o que devo fazer? Outra dúvida que tenho é como eu faço para não “molhar” o cabelo todo santo dia. Obrigada

  • carla disse:

    gente por favor mim ajudem a raiz do meu cabelo esta seca e bem no meio pra baixo esta cacheado eu ñ sei kal creme usar estou pedindo socorro quando eu boto meu cabelo de lado assim de tipo um franja asssi9m de banda fica horrivel pq a raiz fica seca aguém aí mim da uma dica de qual produto usar??????? por favor :smile: :smile: :oops: :!: :sad:

  • Leticia f. diorio disse:

    Olaaa meu nome é letícia eu tenho 13 anos moro em sao bernardo do campo e queria falar um pouquinho sobre a minha história… Pois achei ótimo seu post :D
    Tudo começou a 2 anos atráz na minha festa de aniversario. Minha tia sismou que o presente que ela iria me dar era um alizamento para meu cabelo.. (raiva eterna da minha tia rsrs) minha mae AMOU a ideia pois era ela que penteava e cuidava do meu cabelo que era armado armado armado… Alisei.
    Fiquei um bom tempinho usando o meu cabelo alizado a base de guanidina e q só ficou bonito nos primeiros 3 meses.. Porq depois :( o cabelo que estava no meio das costas ficou no ombro…….. Ah minhas queridas.. O lindo do 2013 me acordou e eu ja estou completando 6 meses . Isso mesmo 6 meses!!!! De transiçao capilar e estou suuuper feliz com meu cabelo 3C voltando cada dia mais… :)
    Bem, eu JURO que a coisa q eu mais queria era que eu tivesse coragem de fazer obig shop.. Mas como eu estou no setimo ano o preconceito , e o bullyng sao mais fortes e o jeito é ter paciencia.
    Por parte de familia eu tenho um grande apoio do meu pai e minha mae que me ajudam me incentivando, comprando cremes , hidratantes e tudo de bom.
    Olha leticia Moraes.. Oque me deixa super animada é ver as pessoas e o mundo deixando pra traz essas coisas de padrao de beleza e coisas do genero. Ah claro e muito obrigada a vocee! É voce e outras blogueiras e vlogueiras comocomo Rayza nicacio e Amanda Barboza que abriram meus olhos!queria conversar pelo facebook sobre esse assunto com alguem!! Me add la no facebook! :D mil beijos e continuem firmes e fortes que vaivaler a pena!!! VIVA A LIBERDADE VIVA O NATURAL !!!

  • Jessy Alfra disse:

    :grin:
    Corajosa! estou no sétimo mês de transição já dei dois cortes nele quando fez 4 meses e estou querendo cortar ainda este mês estou conseguindo ver resultado com hidratações caseiras e se Deus quiser em 2014 termino minha transição. Acompanhei um pedaço da sua transição e gostei de ver que não fez BC logo de cara é um incentivo a mais pra quem ainda não está pronto pra encerrar a transição sempre entro aqui quando preciso me inspirar tem me fortalecido! Obrigado por dividir este momento conosco Deus abençoe!

  • Lara Dias disse:

    Olá meninas, meu nome é Lara, tenho 19 anos e uso química nos cabelos desde os 13 anos. Meu cabelo na infância era lindo, bem cacheado, solto e com muito brilho, pois sempre meu pai ou minha mãe cuidavam dele, quando estava mais ou menos com uns 10 anos comecei a cuidar sozinha do cabelo e como estudava de manhã fazia rabo de cavalo e passava gel em cima para fixar o cabelo para não ficar descabelada na escola.
    De tanto prender e passar gel nos cabelos, eles começaram a perder o brilho e ficaram com uma textura estranha, tirando a beleza deles, além de ficarem feios eles não cresciam :sad: , o intuito de eu querer passar química era também por saber que meus cabelos dariam uma esticada e soltariam os cachos, então quando fiz 13 anos minha mãe permitiu que eu usasse a química. Na primeira vez que usei ficou lindo meus cabelos ficaram no meio das costas e os cachos bem soltinhos, achei muito bom o resultado, como minha raiz não é crespa demorei um ano para alisar novamente, e passava só quando a raiz crescia demais e sempre com uma distância de no mínimo 8 meses, isso foi seguindo até os 17 quando comecei a trabalhar, e acordar cedo e arrumar os cachos estavam me dando muito trabalho, até que comecei a cuidar no salão, foi aí que o cabeleireiro da minha mãe me indicou a progressiva, fiz, ficou muito bom, só que meu cabelo ficou muito dependente do produto e eu mais ainda, então comecei a fazer esse procedimento com muito mais frequência do que quando relaxava com produtos mais leves que ainda mantinham meus cachos.
    Enfim, a última vez que passei químicas no meu cabelo foi em novembro deste ano, mais hoje acordei com a decisão de manter meus cabelos naturais desde já, sei que sofrerei com o começo da transição, mais será bem melhor do que passar pelo sofrimento de viver escrava da chapinha, ainda mais nesse calor que está por vir.
    Quero ter a sensação de me sentir bonita, e sentir novamente a sensação de ser quem sou e tirar essa máscara que hoje em dia me incomoda tanto.

  • Alessandra disse:

    Oi!eu resolvi deixar meu cabelo natural,estou a uns quatro meses sem quimica,pois ainda não estava na hora de fazer e quando chegou a hora de fazer a quimica,marquei no salão e tudo q por acaso é meu mesmo!resolvi não fazer mais.Mais esta dificil,pois trb com o mundo da beleza e ser assim para as pessoas não é ser bela rsrsr.Mais não estou nem ai,meus amigos marido e filho me apoia gloria DEUS!RSRRSR.AINDA NÃO SEI QUAL É A FORMA DO MEU CABELO POIS DESDE NOVA Q NÃO VEJO NATURAL,tudo reseca .parece q tenho um ninho na cabeça rsrsr.espero q pelo menos ele seja o tipo 4a rsrsrr.obrigada.

  • Vania Leal disse:

    Oi, eu tambem estou em uma Transição Capilar! Tive que fazer o Big Chop, pois eu queria voltar aos meus cachos. Mais ainda ha alisante na raiz do meu cabelo, mais qual o melhor produto pra usar durante essa transição ?

    • Stefane disse:

      Bom Dia meninas! :sad:
      Começei a transição em julho e já cortei o cabelo duas vezes desde então agora ele esta um pouco acima do ombro, não sei se é pela falta da quimica mais meu cabelo esta todo quebrado, na frente na nuca e também no topo da cabeça não sei mais o que faço :cry: !
      Alguma dica Leticia?

  • Tainá Silva disse:

    Boom Diia Meniinas ,
    Me chamoo Tainá e tenho 18 anos , aliso o cabelo a mais de 5 anos com o mesmo produto (amacihair) . Só que cansei de ser dependente da química e estou disposta a fazer parte do Big Chop , porém aos poucos .
    A 3 meses que eu nao aliso e normalmente neste mes seria a apoca de eu retocar a raiz, MAS NÃO VOU :eek:
    Encontrei este Bloog e vcs estao me ajudando muiitooooo !! Obg !!

    Querooo os Meeus Cachoos de voltaaa :twisted: E voou lutar poor isso :razz:

    Bjooos

  • Maria Ribeiro disse:

    Oi tenho 54 anos, não tenho cabelos afro más, os cabelos brancos são duros impermeabilisados, não gostaria de fazer pro novamente, gostaria de saber se existe um jeito dos cabelos brancos ficar mais domados e cacheados, preciso usar tintura pois os fios branco são imsuportaveis será que vc poderia me ajudar? desde já obrigada.

  • Nay disse:

    Comecei a transição capilar e fiquei sem usar alisamento por 4 meses mas tive uma recaída…… há 1 mês comecei novamente outra tentativa para manter meus cabelo naturais… desta vez estou firme rsrrsrrsrrs na decisão. :eek: :razz:

  • Olá, meninas !!!
    Bom, me chamo Letícia, tenho 15 anos… Decidir entrar para o mundo do universo dos CACHOS!!! :razz: Fazia selagem deste dos 12 anos, com isso, fui percebendo que eu não conseguia ser eu mesma, e me sentia muito e me sinto muito mal com isso. Por isso, de eu vez por todas DECIDIR ABANDONAR AS QUÍMICAS e assumir meu cabelo natural. Eu ainda, não sei bem por onde começar, mais com essas dicas sei que vão me ajudar muito, nessa nova etapa da minha vida! Espero que posso contar com vocês meninas, porque não vai ser fácil… :sad:
    Beijos, rs

    • Oi Letícia! :-) Adoro esse nome… :-P
      Seja bem vinda e indico que leia os posts mais antigos do blog para ir aprendendo sobre transição capilar e cronograma capilar. Um grande beijo!

  • Beatriz disse:

    Oi, tenho 13 anos e meu último relaxamento foi em Fevereiro desse ano, relaxo a raiz desde os 9.Usava rabo de cavalo todos os dias na escola desde março por causa da raiz alta e com o passar dos meses, percebi que ele estava crescendo horrível, com muito frizz, sem definição e dia 14 de Outubro fiz Blindagem, para soltar os cachos da raiz . No início funcionou,soltou mesmo, diminuiu bastante o volume , porém alisou o resto do comprimento do cabelo que já era relaxado (com o passar dos anos o que era raiz, virou comprimento e acabou relaxando tudo)e o efeito não durou nem 2 meses, minha raiz já está alta de novo e os cachinhos da raiz não estao definidos.Vou começar a fazer meu cronograma capilar amanhã, mas já quero fazer o BC. Você acha que está muito cedo?

    • Oi Beatriz, tudo bem? Fico muito feliz que aos 13 anos, você já tenha maturidade!
      Sobre o BC, leia este post AQUI e tire suas conclusões de quando é o melhor tempo para fazer. :-)
      Beijãoo linda!

  • Edicleide Cristiane disse:

    vi uma publicação de uma amiga no face sobre a “transição” e fiquei muito interessada então resolvi pesquisar o assunto, estou a três meses sem química já estava marcando a próxima progressiva pra o fim de ano mas quando vi os relatos da meninas em transição e que já passarão por isso fiquei motivada a entrar totalmente de cabeça nessa nova mudança(não aguento mais ver meus cabelos tão frágil e caindo tanto :cry: ) Mas to com muitas duvidas, como faço pra lidar com a raiz alta gente? Esta chegando o fim d ano e não sei como fazer um penteado pra disfarçar. Posso usar o secador, chapinha ou baby liss?

  • cassiane araujo disse:

    vou contar um pouco da minha historia, tenho 14 anos meu cabelo e loiro grande na cintura com progressiva mas esse ano ( 25/01/13 ) decidi fazer luzes , ( me arrependi profundamente ) começou a cair ficou ressecado e quebrado .. muito ruim . mas em abril começei a cortar ele de 3 em 3 meses estamos em novembro ele esta no ombro curto e uma cor desbotada das luzes,porem estou deixando crescer sem pintar e nenhuma quimica e está muito estranho ondulado na raiz e nas pontas está lisa . muito feio mas estou convencida q quero ele totalmente virgem natural como demora pra crescer em ? kkk mas entao eu queria pintar de loiro pra tirar essa cor desbotada será q pode ?? me ajuda favor :?:

    • Oi Cassiane, tudo bem?
      Fico feliz em ter leitoras tão jovens, mas conscientes como você!
      Se o seu cabelo já esta descolorido, pintar não causará muitos danos, desde que você siga o cronograma capilar. Clique AQUI e veja como cuidar do seu cabelo quimicamente tratado.

  • Késsia Paulino disse:

    Olá meninas, domingo vi pela primeira vez o blog e já amei, fiquei com muita saudades dos meus cachos, estou 3 meses sem química no cabelo e queria muitos ter coragem de conseguir continuar, quem sabe com a força que vocês estão dando eu consiga!
    bjss :grin:

  • Dayana disse:

    To em transição acho que tem mais ou menos uns 5 ou 6 meses ( nunca contei direito) Sempre gostei do meu cabelo cacheado, pra sair entao achava lindo pois ele era grande ficava lindo mas cai na besteira de alisar pela praticidade do dia-a-dia ne , me arrependi em menos de 1 ano de alisamento fui começar a decidir a deixar o meu cabelo voltar ao normal quando tive que cortar as portas onduladas que havia deixado no alisamento . Apartir dai fui cortando o cabelo nunca muito curto , mas nunca contente pois a quantidade de cabelo que tinha foi diminui e muito . A mais ou menos 3 meses cortei as portas mais uma vez pois vim pro exterior ( e nao vou cortar ele aqui ) . Assumo que meus cuidados com o cabelo sempre foram os mais basicos aqui entao fica um pouco mais dificil , mas comprei um creme de hidratação e estou fazendo pelo menos 1 vez na semana e estou sempre atenta as receitinhas caseiras que possam melhorar . Adoraria receber algumas dicas . Beijos

    • Oi Dayane, seja bem vinda!
      Realmente, a densidade do cabelo diminui após o uso de químicas, senti isso no meu também! Com o tempo, ele vai voltando a ficar mais cheio.. mas demora um pouco.
      Já demos diversas dicas aqui no blog, procure no menu CABELOS e escolha as dicas que estejam de acordo com o seu bolso e suas possibilidades.
      Agradeço sua participação e desejo uma boa caminhada na transição! :-) :-P

  • Jussara Caetano disse:

    Bom dia!
    Adorei o blog e todas as dicas.
    Estou em transição a um ano, antes fazia relaxamento até que a última vez que fiz ele ficou completamente ressecado e não estava cacheando. Comecei a usar o creme natuhair e cuidar dele, mas tenho que ser sincera, não tenho tanta disciplina. Fiquei determinada a deixar ele crescer e continuei até o momento, mas é muito difícil principalmente para a auto estima. Tenho um problema, minha raiz está muito alta e a parte dos cabelos da nuca está muito ressecada e não consigo mudar isso. Tenho muita vontade de cortar e deixar só o natural (agora ele está na no ombro, mas já tem um palmo de raiz natural) mas também tenho medo que ele cresça para cima, tipo black power, que é o que eu não quero. Será que se eu cortar ele vai crescer assim?
    :???:

    • Precisaria ver o seu cabelo pra saber como é a definição e espessura dos cachos. O que posso dizer no momento é que você não precisa necessariamente cortar toda a parte relaxada. Lave a cabeça com o seu shampoo e faça umectações noturnas com um óleo denso (babaçu, coco, rícino) e enluve bem a raiz. No outro dia, enxague com água temperatura ambiente e condicionador, não use shampoo. Faça isso pelo menos duas vezes na semana até sentir a raiz do seu cabelo domável.
      Não se esqueça de fazer Reconstruções. Como você usava química é de grande importância que você dê atenção as reconstruções, seja com queratina ou ceramidas. Enfim, Cronograma é a solução! :-)

  • deisiane disse:

    amei sua técnica de enrolar os cabelos, pq meu cabelo anda meio nervoso e não quero passar química e descansar um tempo da chapinha. vou fazer hoje mesmo!!

  • Juliana Alves disse:

    Olá, lendo esse post,fiquei mais motiva a passar pela transição!
    Eu já tinha cabelo cacheado e muito volumosos, por conta das minhas amigas da escola terem cabelos lisos, resolvi alisar o meu tb ..
    Me arrependo, mas sei que ainda dá tempo !
    Amei seu site e já sou uma seguidora de plantão. Beijos sucesso :grin:

  • Letícia Santos disse:

    Amigas,

    Boa Tarde!

    Estou super indecisa, sempre alisei a raiz, meu cabelo estava enorme em 2010 quando eu comecei a cisma de pintar ele de preto, até que um dia, passei uma tinta com água oxigenada e ele simplesmente se acabou. Desde então, comecei a alisar e colocar implante, há 8 meses, estou sem passar nenhum tipo de química, mas ja estou no limite, minha raiz esta enorme e queria ir no Beleza Natural (um salão afro que tem aqui no Rio) retocar e dar uma vida, aos cachos.

    Não sei o que fazer!

    • Oi Letícia, depende muito do que você quer. O BN é também química e não é compatível com nada mais, então tenha isso em mente se optar por ir ao salão. Se não quer mais químicas, o jeito é ir fazendo cronograma, talvez usar aplique ou uma lace ate ele ficar melhor e ir cuidando. Não tem muito segredo. O mais importante é você se sentir bem. :-)

  • Santos disse:

    :smile: estou em fase de transição, não uso químicas a 4 meses e, não sei o que fazer com meu cabelo…ele é curto , ne não resta outra opção a não ser o coque…preciso variar senão vou acabar passando quimica denovo…o que eu faço? :?: :?: :?:

  • Meninas, eu estou curtindo muito esse blog e comentários, mais quero deixar aqui minha experiencia também, quem sabe se vcs possam me ajudar com minhas crises capilar rsrs..
    Gente minha luta pra manter meu cabelo natural já leva uns 2 anos, já cortei muito curto e deixei crescer com os cachos mais rebeldes do mundo, como minha vida é corrida e só acordo em cima da hora pro trampo, comecei a achar que meu cabelo tava atrapalhando e me atrasando mais ainda. Quem tem cabelo cacheado sabe o trabalho que da pra arrumar pela manha. A ideia foi fazer tranças afro, e assim fiquei por quase 1 ano, isso fazendo manutenção a casa 3 meses… meu acabelo em fim cresceu, com ainda uns 3 dedos de química na ponta cortei mais uma vez e deixei ele completamente natural, acontece que ele ficou com um volume absurdo, era cabelo pra 3 cabeças e eu fiquei mais uma vez atrapalhada, foi quando decidir fazer um afro para definir mais os cachos e diminuir o volume. Nao teve jeito, corri pra química. Mais ai deu um resultado bom, o volume diminuiu e os cachos tava mais comportados. Agora não quero dar outro afro, já que é recomendado a cada 6 meses fazer uma manutenção na raiz, ja faz quase 8 meses que fiz o primeiro afro, ja era pra dar a manutenção. O problema é que nao quero que meu cabelo fique “dependendo” do afro pra mante-lo comportado. Gente tem hora que da vontade de ir, mais querendo ou não é quimica e eu quero ser libertada disso. Gente o que faço? meu cabelo voltou com volume e os cachos estão assanhados, secos, preciso de uma dica pra manter meus cabelo com cachos e natural mesmo… aceito sugestoes ja que estamos na mesma praia. :* meninas lindas Bjuss!!

  • Débora disse:

    Olá! Adorei seu blog e todas as dicas :razz:
    Estou a 5 meses sem usar química, e quero muito meus cachos de volta mas to com uma duvida: Minha raiz não está toda ela natural, na frente ela já tá dando aquelas enroladinhas e fazendo ondinhas mas tem partes que ainda está lisa como nas pontas isso é normal? Será que meu cabelo ainda volta a cachear sozinho? Obrigada desde já!

  • myslene disse:

    ameiiii…isso tudo,,,decide começar a fazer a transição capilar hj……mais ja faz um tempinho que ñ vem gostando do resultado do meu cabelo com alisamentos,relachamentos e chapinhas……foi entao ki mim olhei no espelho e fiquei pensando no como ele era mais bonito e saldavel antes de eu mudar o rumo dele…..foi ai ki decide a fazer o processo de transiçao…pesquisei sobre o assunto e vi alguns videos no youtube que mim fizeram ter certeza do ki eu keria…..enao pé isso aiii….haaa….sua pagina é muito boaaaaaaa…de +.

  • Lais Nicolly disse:

    Olá, tenho 14 anos e me chamo Nicolly, fiz relaxamento desde mais ou menos uns 9…
    Estou totalmente no inicio da fase de transição poís decidi que quero me assumir, quero voltar a ser como eu era antes. faz 3 meses que não faço química, e a raiz já tem 2 dedos, tenho medo de ele não segurar mais na escova e chapinha durante TODA a fase de transição, ano que vem vou me mudar de escola e não sei se vou ser aceita com meu cabelo do jeito que tá. O meu único sustento é uma senhora que mora no fim da minha rua e dá uma escova que parece que alisou. Mais estou decidida, quero voltar, mas assim tem algum creme, óleo, ou na escova e chapinha segura durante os 2 anos? (fizeram a base e me revelaram que levará 2 anos)

    • Oi Nicolly, como vai? Usar secador e chapinha várias vezes na semana não é aconselhável, uma vez que eles irão danificar mais os fios. Da mesma forma, usar outras químicas nem sempre é a melhor escolha. O que pode te ajudar é o cronograma capilar para que seu cabelo fique saudável, já falamos sobre ele várias vezes aqui no blog, e texturizações para que seu cabelo não fique com duas texturas. :-)

  • Renata Santos disse:

    Mulher, descobri teu blog ontem e estou apaixonadaaaaaaaaaaa. Acabei de decidir pela transição, tenho um mês sem química(sei que nem conta) mas essa dica é genial,porque deixa o cabelo super bacana, pq o meu está super indefinido e sou escrava da escova e chapinha…. Acabei de testar e já toh feliz com o resultado! Sua dica foi ótima pra eu possa me libertar das escovas….Já comprei o yamesterol…Enfim,ganhou uma fã e seguidora fiel. Bjos e Muuuuito obrigada

    • Oiii Renata, fico imensamente feliz pelo carinho, viu? Cuidado com o uso contínuo da chapinha, ela danifica os fios e atrasa ainda mais a transição capilar. Beijos! Espero vê-la sempre por aqui. :-P

  • Eremita disse:

    :razz: KKKK…Esqueci de relatar que no dia 30/10 é que comecei o Cronograma Capilar. E Boa Sorte para todas nós que tomamos a iniciativa de cuidarmos com produtos saudáveis os nossos cabelos que com certeza só nos trará bons resultados, inclusive para nossa saúde e bem estar.

  • Eremita disse:

    Boa noite! Já participei no Blog perguntando a respeito de óleos naturais, mas até no momento não tinha começado com a “Transição Capilar” estava com meus cabelos totalmente virgem e inventei de colocar Mega- Hair meu cabelo estava comprido e sem relaxar não gostei, na próxima vez pedi relaxar e cortar, arrependi dessa besteira que fiz mas era tarde. No dia 30 de Outubro comecei a Transição Capilar, assumi meus cachinhos, as colegas de trabalho perguntaram por que tirei os cabelos então as disse…Que agora resolvi assumir as minhas origens, e estou irredutível. Ontem antes de ir para o curso e o trabalho passei em uma loja e comprei uns acessórios como lacinhos e flores, coloquei faixa estilo turbante, estou adorando meus cachinhos apesar que quando lavo e passo o finalizador ele encolhe rsss fica rente ao final da orelha. Gosto muito desse Blog que por sinal foi o primeiro que visitei. Beijos :razz:

    • Oi Eremita, fiquei muito feliz ao saber que o blog contribuiu tão positivamente na sua vida. Parabéns pela sua determinação, se precisar de ajuda, você pode contar conosco!
      Tratar o cabelo com produtos saudáveis, não só melhora esteticamente, mas contribui para nossa autoestima e para nossa saúde. :-) :-) :-)
      Espero que essa nova fase que se inicia na sua vida venha cheia de boas surpresas e uma dose a mais de alegria diariamente. Não tem preço se olhar no espelho e enxergar ali a mulher mais bonita do mundo. :-) Um grande beijo!

  • Renata Silva disse:

    Oii gente !
    Vou contar um pouco da minha história pra vocês . Sempre alisei os cabelos com o alisante origem e sempre gostei dos resultados , mais teve um dia em que minha amiga me indicou um progressiva que era natural , então eu resolvi passar , nossa ficou lindo e tal , mais depois de um tempo o cabelo ficou ressecado , resumindo ficou horrível , dai resolvi alisar novamente no salão da minha tia , então ela começou a alisar meu cabelo , só que eu tinha esquecido para ela que eu tinha dado escova progressiva , meninas meu cabelo começou a cair , a minha sorte foi que ela tirou logo o alisante , quase eu fiquei careca . Quase entrei em depressão :sad: . Minha tia teve que cortar meu cabelo bem curto mesmo . Depois disso resolvi não colocar mais quimica no cabelo isso vai fazer 3 meses no dia 10 . Ta sendo muito dificil pra mim ver meu cabelo desse jeito . Cacheado na raiz e liso nas pontas , mais tenho fé em Deus que eu vou superar isso . E vou ter meus lindos cachos de volta :grin:

    • Oi Renata, você vai superar sim! É muito importante que você cuide do seu cabelo com o Cronograma agora. Use produtos com Ph baixo e vá Hidratando, Nutrindo e Reconstruindo os fios com bons produtos. :-)

  • Adriane disse:

    Olá
    Bom diaaa!

    me chamo Adriane e estou a um mês em transição, tenho uma dúvida no caso do meu cabelo eu nunca fiz relaxamento somente progressiva gostaria de saber se eu for usando o shampoo anti resíduo vai ajudar aos poucos a tirar a progressiva?
    bjão e obrigada :lol:

  • Léia disse:

    Nossa , super arrependida de não ter continuado com minha transição capilar, ano passado decidi não usar mais alisante nem progressiva, passei um ano , já tava vendo meus cachinhos voltarem , mas ai o pessoal começou a falar e tal , ai decidi usar alisante de novo , hoje , decidi novamente deixar meus cachos voltarem … é muito chato esse processo , mas irei conseguir (yn’

    • Que bom, Léia. Mas não se arrependa do que fez, não! Em cada momento da vida tomamos atitudes diferentes e são esses erros e acertos que constroem a nossa identidade, a pessoa que somos hoje. Beijão e boa sorte na sua caminhada!

  • Maria Yolanda disse:

    Bom dia!!!
    Meus cabelos são cacheados desde a raiz,então sempre usava origem de mel para alisar a raiz,então comecei a fazer chapinha,até que um dia não quis voltar os cachos,ai fiz uma marroquina,e sempre fazendo chapinha,mais ai percebi que ele estava muito frágil e quebrando muito,estava comprido mais ralo,ai me revoltei e fez uma ano em setembro que não pinto e nem aliso,mais todos os dias é uma luta
    para vir trabalhar e sair para outros lugares me sinto horrível,não sei mais o que fazer,queria que me indicassem shampoos e cremes bons para poder trata-los corretamente e ajudar no crescimento,pois falta cortar a parte que está alisada e pintada,to com medo de ficar pior…

    • Maria Yolanda, parabéns pela sua iniciativa! Clique no menu Cabelos ali em cima do blog e tem várias dicas de produtos para usar. Siga o Cronograma Capilar (já falamos várias vezes dele aqui no blog), ele irá te ajudar muito. Beijãoo!

  • Priscilla disse:

    Olá… já venho a mais de 1 ano pensando o que fazer com os meus cabelos. Em contrapartida, decidi colocar um alongamento frisado, pra ver como era a adaptação. Foi excelente! Porém, em uma das manutenções, onde já estava com mais de 5 dedos de raiz, minha cabeleireira me convenceu a colocar um alongamento liso e grande, por conta de eu ser bailarina e fazer várias apresentações. O resultado: voltei para o alisamento e progressiva!!! Porém, da última vez que fui fazer a manutenção, após o alisamento e a colocação novamente do alongamento, percebi que meu cabelo começou a cair muito, principalmente na frente e na parte de trás. Logo, imaginei que era por conta do alongamento e implorei para que ela tirasse, pois ainda não estava no tempo certo para fazer isso. Pedi para cortar, e cortei curtinho, após 12 anos indo no mesmo salão, e uma pequena discussão, decidi de ver assumir os meus cachos e já estou atrás de um profissional especialista em cabelos afros (um que queira me ajudar a deixar cacheado), e enquanto isso, estou sofrente :sad: todos os dias de manhã… tenho aproximadamente 2/3 dedos de raiz e uma parte lisa, esturricada eu diria… que tem me dado muito trabalho! Comprei um ativador de cachos, shampoo e cond. a base de amino, muito bons!
    Também preciso de ajudar para continuar, não posso negar que o cabelo esticado está me deixando extremamente irritada! :shock:

  • Agnese disse:

    Oi, antes eu alisava muito o cabelo depois deixei pra la, cortei beeemmm curtinho e passei a usar somente tinta natural e shampoo e balsamo preparados na farmacia de manipulaçao. Hoje os meus cabelos sao outros: ondulados, macios, cheios de brilho. Uso muita mascara com oleo de ricino, amendoa e abacate e non final de tudo agua e vinagre de maça para fechar as cuticulas do cabelo.

    Adeus escravidao dos alisamentos.
    Desculpem os erros mas eu estou fora do Brasil e no teclado faltam muitos acentos

  • Thaysa disse:

    Oi gente. Eu alisava com guanidina, já fiz progressiva, já passei amônia por cima da guanidina achando que ia “simplesmente” enrolar rs. No final do ano passado fiz BC, cortei joãozinho e decidi deixar natural… MAS não aguentei e quando começou a crescer acabeii lançando mão da guanidina de novo :/
    De lá pra cá, fiz uns 4 ou cinco retoques na raiz, mas comecei a ficar insatisfeita, porque cabelo alisado só é bonito no começo, depois vai ficando aquela coisa ressecada, horrorosa, começou a quebrar, mesmo com com os cuidados e hidratações. E a vontade de ter cachos continuava aqui. Estou há um mês sem relaxar e decidi que não vou mais retocar. Não quero mais saber de recaíííídasss também :’( rsr Só que dessa vez não fiz big chop, pois me senti muito feia com o cabelo curto. Outras meninas ficam lindas, mas eu não gostei em mim. Estou cuidando dele, parei com a chapinha tento enrolar com twist e de vez em quando com o baby liss. Mas vamos lá, de volta aos cachos, me sinto até mais leve depois que decidi :D

  • daniele pereira disse:

    oi primeira vez que visito o blog e adorei estou passando por esse momento sempre tive cachos lindos e um dia cai na besteira de fazer o alisamento não gostei do resultado e depois de muito sofrimento optei por corta para tirar o resto da química hoje ele é 100% natural ainda não está no comprimento que eu desejo mais vou chegar la então pras meninas que vão começar agora força meninas porque é difícil mais o resultado vale muito apena! bjss

  • Miriã Moraes disse:

    Antes que alguém fale que eu sou aloca porque to imitando o sobrenome da Letícia, sim meu sobrenome tbm é Moraes o/ k ! Ok, Já passaram se eu não me engano rs, 5 meses que estou sem fazer progressiva, porem baixou a loca em mim e eu cortei meu cabelo, sim eu cortei muito mesmo. Meu cabelo era super grande e eu resolvi que queria ele curto, porem ainda não tinha descoberto essa de transição e tals. Agora que descobri, adeus progressiva, não sou tão escrava da progressiva, não faz nem dois anos que comecei a fazer mas percebi que depois que comecei a alisar meu cabelo ele começou a ficar ralo no comprimento :cry: isso foi um dos motivos pra parar de passar química, meu cabelo sempre foi cheio e tinha muitos cachos e quando vi que ele tava perdendo aquele volume que ele tinha fiquei super triste :sad: Depois de assistir muitos videos e ver muitas dicas vou começar a minha transição de verdade essa semana o/ Obrigado mesmo, seu videos e seus posts me ajudara muito *-*

    • A louca imitando meu sobrenome! hahahaha Devolve meu sobrenome.. :-) Brincadeira! Eu compartilho ele com você!
      Realmente o cabelo fica ralo com a progressiva e a tendência é sempre priorar com o tempo.
      Obrigada você pelo seu carinho. Beijão!

  • Ingrid Abreu disse:

    Boa noite, eu sou a Ingrid, tenho 17 anos e tô passando po r essa fase difícil. Parei de relaxar/alisar os cabelos faz uns meses. Nunca alisei em salão pq não confio, fiz a merd* em casa mesmo, rs.. Meu cabelo ficava lindo quando eu passava alisante e fazia chapinha, nunca tive cabelo grande, sempre um pouco abaixo dos ombros.. Resolvi parar de alisar faz uns meses, já tenho uns 3 dedos de cabelo cacheado (que são cheios, esse foi o motivo pelo qual resolvi alisar, pra tirar volume) To indo devagar, mês passado cortei ele bem curto, acima do ombro, fazia chapinha 1 vez na semana pra conseguir sair com ele solto, ficava em um tamanho razoavél e tava perfeito, mas a chapinha tava atrasando meu crescimento e destruindo minha raiz, voltei a usa-lo natural. Tá difícil, ele ta bem curto, não da p cortar mais, se nao fico joãozinho, o problema tá sendo usar ele molhado, quando seca fica cacheado na raiz e espigado nas pontas =( queria uma ajuda pra dar uma ondulaçao nas pontas *lisas*. Pq tá mt feia a situação, to me sentindo horrorosa e nem trança da pra fazer por causa do tamanho. O que me dá vontade de continuar é saber que falta pouco pra te-lo natural, tenho uns 4 dedos de cabelo alisado e tenho fé que vou voltar a ter meu volume cacheado. Bjos meninas, força!!

  • Flavia Cristina disse:

    Eu nem sabia o que era transição, mas comecei fazer despretensiosamente, :roll: por conta propiá, cortei o cabelo alisado todo só ficou a rais, agora ta crescendo todo cachiado depois descobri sobre a transição!! fiquei ainda mais incentivada pra continuar meu tratamento !! gostaria de saber mais…
    :grin:

  • Ana Jaqueline disse:

    AMEI O POST
    já faz um tempinho que eu parei de dar química no meu cabelo, vou assumir meu cabelo do jeito que ele era. :smile:

  • Camila disse:

    oiii leticia a tempos venho lendo sobre essa transição capilar esses ultimos dias tenho pensado em passar por ela, jóa passei duas vezes não por que eu quis, mais sim por causa que eu estava gravida rsrs, hj já penso em passar pq no fim do mes passado fiz uma selagem no meu cabelo e a cabeleireira passou alisante em meu cabelo, sendo que eu havia dito que ele estava suuuper fraco, mas assim foi, qndo eu fui lavar só o susto, quase me mato..rsrs.. estou só com uns resto de cabelo no meu da minha cabeça, tenho que pentear ele todo para traz, fico sempre na chapinha pois assim da de esconder melhor,(EU ACHO), por isso já falei com meu esposo e vou deixa-lo cachar novamente, como vc disse eu vou precisar de muita ajuda, tive que corta meu cabelo bem a cima do ombro. pois é essa é a minha historia tomara que eu consiga deixar ele cachear.. :???:

  • Maria Eduarda disse:

    oi,hj foi a primeira vez que eu visitei o seu site,q foi a minha mãe quem me indicou pois eu estava ficando louca,não sabia mais o q fazer,estava quase voltando a fazer a progressiva e o seu site me ajudou muito. Obrigada mesmo,beijão

  • Jessyka disse:

    Ola, é a primeira vez que visito aqui e adorei. Eu estou passando por essa transição e nem sabia, eu usava progressiva e meu cabelo era totalmente liso por causa disso, até que enjuei porque só tinha uma opção de usa-lo. Decidi parar para ter meus cachos denovo, mais pretendia usar quimica depois, mais lendo essa materia, acho que usarei ele natural. Estou 1 ano e 1 mês sem usar nada no cabelo, mais não cortei, então ele está metade cacheado e metade liso. Os cachos dele está um pouco abaixo da orelha e não quero cortar porque não me sentiria bem, confesso que minha auto-estima n está muito boa, pois tem tempos que não uso ele solto. Mais me animei agora com tantas pessoas passando por isso. Gostaria de saber se existe algo que abaixe o inchaço da raiz? Pq é muito desproporcional. Obrigada e bj.

    • Jessyka, que legal! Você já viu as texturizações que eu ensinei fazer? Acho que vai ser ótimo para o seu caso. Clique AQUI e AQUI para assistir os videos. Outra dica é passar um óleo vegetal na raiz e depois um leave-in. Quando ele estiver quase seco (ainda úmido) puxe a raiz para traz (pode ser um rabo de cavalo) e prenda. Isso vai deixar sua raiz bem baixa. Faço isso sempre!

  • gleice disse:

    Sempre alisei meu cabelo desde os 9 anos, ja tive 2 quedas de cabelo e mesmo assim sempre volto para o alisamento, já passei por várias transições sem saber na verdade o que era, parava de alisar por um tempo pq meu cabelo estava muito quebrado, nos últimos anos ja com muita experiência com os alisamentos e muitooooooo cuidado com meu cabelo, ele estava inteiro com brilho e alisado rsss gostava do meu cabelo alisado mas ter eles saudaveis e bonitos me custava muito tempo e dinheiro, no ano passado fiquei gravida e a quimica nao era permitida ser usada na gestação, então entrei em mais uma transição e tb sem saber o que era comecei a pensar na hipótese de mudar a textura e usar permanente afro mas nos 9 meses de pesquisas decidi deixa-los natural, minha filha esta com 2 meses e meio então com quase 1 ano de transição resolvi fazer o bc, confesso que não estou me acostumando com a textura do meu cabelo . minha família e meu marido não gostam e fazem piadinhas preconceituosas e ACHO QUE ISSO ESTA ME DEIXANDO ARREPENDIDA, estou me sentindo deprimida e não tenho com quem desabafar, pois não quero ouvir o bendito ”eu te avisei” estou quase voltando para química :cry:

    • Gleice, antes de mais nada recomendo a leitura desse post AQUI. O mais importante é você ser feliz. O que você quer? Será que não vale a pena esperar mais um pouco e ir vendo como o seu cabelo natural pode ser bonito? Se alisar agora nunca vai saber realmente se iria ou não gostar dele. Não importa a sua decisão, o mais importante é sempre continuar cuidando dele. Faça o cronograma capilar e aprenda a se amar, independente do jeito que o seu cabelo amanheça. Desejo boa sorte, linda!

  • Camila Silva disse:

    Olá! Querida “anjinha” (rs). Tenho 15 anos e sou do RJ. Foi aqui no seu blog, vendo seus posts, que conheci esta transiçao capilar, e a me interessar mais e mais. Vou começar hj pois nao quero depender nunca mais da malvada da guanidina, ou esperar ele secar. Já vi bastante videos a respeito, de pessoas que estao realizando ou começando. Bom, tbm queria saber, onde posso encontrar esses grupos de meninas (sem ser no facebook pois é a unica rede social que nao tenho). Desde já, obrigado! :wink:

    • Oi linda! 15 anos? Me deu até saudades dessa idade. :-) Eu só conheço os grupos no Facebook, mas se está seguindo videos no Youtube e lendo blogs (como este), não se preocupe, você vai ter todas as informações que precisa. Qualquer dúvida nos procure. Boa sorte nessa caminha, Camila!

  • karem disse:

    tipo assim tenho 14 anos e meu cabelo já cresceu um palmo e meio eu faço chapinha nele toda semana para ir para a escola sei que esta errado pra quem já esta no meio da transição mai já faz 1 ano e 7 meses que não passo química e meu cabelo ta muito feio cheguei a desistir de ir em festas e todos me zoam na sala to quase aplicando quimica so o dinheiro nao permite estou arrazada me ajude……….

    • Karem, você já segue o cronograma capilar? Clique AQUI e veja como começar. Indico que leia também este post sobre chapinha e secador na progressiva, clicando AQUI. Tenho certeza que com o cronograma já vai ter uma melhora muito significativa no seu cabelo e sem gastar muito.

  • Fernanda Iris De Jesus Souza disse:

    Oi querida por favor me ajude sou muito ansiosa. Meu cabelo sempre foi um cabelo crespo muito elogiado pelos cabeleleiros por ser quando eu era criança grande e cheio e com ondulaçoes, eu nao seiu definir muito bem o cacho de meu cabelo eu acho que e tipo 4, pois ele e muito grosso eu acho que essa e minha sorte. Resumindo dava ferro as pessoas achavam meu cabelo lindo, mas sempre adimirei um cabelo black entao decidir parar de dar ferro dei amonia depoi bigudinho depoi beleza natural nao caiu, pois meu cabelo e muito grosso, cortei algumas vezes pelo motivo das pontos começarem a ficar depois como eu sou muito ansiosa cortei todo o meu cabelo fiquei parecendo um homem todo mundo me criticou falou mal me sentir horrivel, e fiquei em duvida de deixar natural ou ir no beleza natural. Entao fui no beleza, dei o super relaxante e pintei estou arrependida depois fui novamente tenho um mes sem ir nao quero mais ir no beleza quero deixar meu cabelo natural meu cabelo esstar com o cacho normal dele bem grosso e misto a frente e melhor mais ondulada o cacho tambem sai mais rapido o meio parece ser frizado e o fundo cacheado quase ate molinha queria que ele fosse todo assi ele ja esta bem grande para o que estava, ta na orelha cortei em março sinto vontade as vezes cortar todo novamente mas nao ficar alegre vou sofre novamente. Tem outra forma para tirar essa quimica no belezaz sem ser a tesoura e o que voce acha dobeleza natural? Sendo que eu nao quero dar, mais nada esta sem os acentos, pois o teclado estar com problema.

    • Oi Fernanda, nossa quanta coisa, né? rsrsrsrs Então, eu nunca usei o BN, mas assim como toda química, você tem duas opções: esperar ir saindo aos poucos ou cortar. Se não se sente confortável em cortar não apresse as coisas… vá cortando bem pouquinho aos poucos, quando se der conta já terá saído toda a química. Nós só devemos fazer aquilo que nos deixa feliz, não vale a pena sofrer por tão pouca coisa. Independente da sua escolha, comece a seguir o Cronograma Capilar, se você ainda não segue. isso vai te ajudar a entender o seu cabelo e deixá-lo mais bonito e saudável. Bjoo linda!

  • Hud disse:

    Olá estou em fase de trasição há 1 ano mas enquanto espero meus cabelos crescerem eu os escovo pois não consigo usá-los com levin, tenho alergia se usar produtos em meus cabelos, porém quando eu molho eles percebo o quanto a raiz estão ficando naturais bem cacheadas, com força e brilho. Gostaria de saber se fazendo escova ou chapinha nos cabelos naturais tem algum problema?

  • Rayanne labradas disse:

    Eu vou começar a transição porém como uso mega liso, optei por mega cacheado para ajudar ele a crescer e não ter que ficar sem cabelo por conta do trabalho. Quem me dera se eu pudesse colocar tranças.

  • nathalie disse:

    ola eu estou a um ano sem dar química no meu cabelo mas só dei química duas vezes e ha três semanas dei meu primeiro corte a parte de baixo esta grande mas em cima esta curtinha gostaria de saber com detalhes os produtos e cronograma estou confiante e no final deste ano irei corta de novo ai já vai ficar normal vc pode me dar alguma dica ?

    • Clique no menu Cabelos, temos várias indicações de produtos para cada fase.
      Eu indico a principio:
      H- Haskell Mandioca
      N- Pantene Fusion da Natureza
      R- Queravit Bio Extratus

  • Willyana. disse:

    Bom eu decidir fazer a transição para deixar meu cabelo cacheado pois esse é meu sonho,mas bem antes em media 5 meses eu passei um produto pra cachear ele no começo deu certo bem no começo mesmo mas depois eu vir que não tava a mesma coisa a minha raiz a ta toda cacheada e o resto não,espero que fique bem cacheado pois passei a tarde vendo videos de meninas que passaram por isso e valeu muito a pena, mas tenho uma duvida quanto tempo dura mais ou menos uma transição ?,espero que de certo no final vou parar de dar esse alisante para cachear meu cabelo que não da nada certo .

  • Kate disse:

    Oi Letícia, o post está maravilhoso! Eu estou precisando muito de ajuda.. já estou quase desistindo… vou tentar resumir: Tenho 20 anos e uso química desde os 7… Minha transição começou no fim de 2011, mas tudo que ele cresceu até julho de 2012 foi tempo perdido, pois me convenceram a usar amônia…. depois usei tranças e meu cabelo ficou bem fragilizado pois os fios são bem fininhos… meu BC foi meio “forçado” em janeiro deste ano… estou usando um aplique de rabo de cavalo durante esse tempo… NÃO AGUENTO MAIS usa-lo assim, e não tenho coragem de assumir meu cabelo “curto”, entre aspas porque, por exemplo: a parte da frente esticada chega na boca e quando solto vai para cima da sobrancelha!!! não reconheço a garota no espelho quando meu cabelo está natural…. ele é do tipo 3c e MUITO cheio, com certeza vai ficar maravilhoso quando estiver grande mas não sei se tenho forças para aguentar chegar lá… Ele cresce rápido mas encolhe 50% ou mais.. me sinto horrível, não tenho vontade de sair de casa, eu não sei o que fazeer!!! :’( Letícia, vc acha que existe algum momento ou situação em que é válido desistir da transição?? alguma dica pra mim? :( obrigada.

    • Vamos por parte, Kate:
      1- Além do aplique de rabo de cavalo, você ainda pode usar apliques de tic tac e perucas.
      2- O meu também é 3c e entendo o seu dilema. O que sugiro é continuar usando apliques até ele crescer mais. Fazer texturização e ver como fica ele curtinho.
      3- Comece a seguir o cronograma já. Você teve um corte químico pelo que entendi, isso é sério. Precisa deixar seu cabelo mais forte.
      4- Sim! Eu acho que se não está feliz, se está depressiva e se sinto horrível, desista! Pra que sofrer por algo tão bobo? O importante na vida é ser feliz. Mas acredito que primeiro deve tentar, ver como seu cabelo fica natural e se vai gostar, e só então pensar se desiste. Se desistir agora pode ser que nunca descubra se ia gostar ou não.
      Me conta depois o que decidiu! Beijo :-)

  • eva disse:

    olá Leticia Moraes, ja estou na transição capilar a 8 meses, mais a cada dia fica mais dificil. trabalho em uma Distribuidora, no setor administrativo, por isso uma boa aparência é fundamental, e não sei mais o que fazer com meu cabelo, a unica saida esta sendo a chapinha, toda vez que lavo tenho que passar chapinha, pois quando lavo ele fica muito volumoso, dai não tem outra saida a não ser a chapinha, peço gentilmente a você ajuda, to sem coragem de cortar ele curto, o que posso fazer a não ser cortar curtinho. bjooos

    • Eva, já tentou enrolar ele com texturização? Já ensinei no Youtube como fazer os nozinhos e também como enrolar com canudinho. Pra mim funciona e muito! Nunca uso chapinha ou babyliss.

  • Janaina Machado disse:

    Estou decidida em mudar para o natural, mas parece difícil pois meu tempo é muito curto. Na verdade estava com o cabelo no meio das costas + ou – e cortei quase chanel, achei ótimo e aí veio o desejo de fazer a transição, o que você acha será que vai dar certo mesmo com pouco tempo?

  • Clarissa Souza disse:

    Olá ! eu estava pensando já me deixar meu cabelo natural, mas estava em duvidas depois de ver muuuuuuuuuuitos vídeos decidi fazer, mas menina to com tanto medo ! não sei como vai ficar e se vou conseguir passar pelo momento meio a meio rs , mas estou decidida ! seu post me ajudou muito a decidir ! Obrigada :smile:

  • Sol Nascimento disse:

    Eii florzinha!
    Parabéns por essa iniciativa de ajudar sua amiguinhas.!! :razz:
    Mas vamos lá… Eu decidi voltar aos meus cachinhos, porém, não tenho coragem de fazer o BC! :shock:
    Estou com dois dedos de raiz… Mas ainda me mato na chapinha, pois não suporto ver essa divisão (liso ~~ cacheado). Já que não tenho essa coragem de cortar o cabelo curtinho, pretendo ficar na chapinha até ter um bom comprimento de cabelo natural…
    Gostaria de saber se o fato de eu usar chapinha direto, vai influenciar na minha volta aos cachos…? Atrasa o crescimento? Prejudica muito os cachos? Posso continuar com a chapinha ou devo criar coragem e cortar?
    Obrigada!
    Bjim
    :wink:

    • Sol, usar a chapinha sempre vai atrapalhar muito. O resultado é um cabelo fraco, quebrado e ressecado.
      Use o menos possível e sempre com um protetor térmico.
      No lugar da chapinha, pode enrolar todo o cabelo, como ensinei nos videos. O que acha?
      Sobre cortar, pode ir cortando aos poucos!

  • Suellem Silva disse:

    Por favor, preciso de receitas de hidratação urgentemente….Parabéns pelo blog, fique muito feliz em encontra-la.abçs

  • Suellem Silva disse:

    Olá, boa tarde, estou passando por este dilema também, essa fase de transição é muito, mais muito difícil, eu tinha os cabelos ondulados na altura da cintura, eram muito volumosos, por isso resolvi começar a tratar com química primeiro fiz relaxamento, depois de algum tempo cortei e comecei na bendita progressiva, no início o cabelo ficava maravilhoso, mais com o passar dos anos foi ficando fraco, quebradiço, literalmente sem vida, enfim já faz 1 ano que não faço progressiva, porém sou adepta as luzes, então meu cabelo fica ressecado e sofro, pois isso faz com que o volume venha a tona, estou tentando me aceitar, mais está difícil, foram quase 10 anos de “esticamento” do meu cabelo, não sei se ele vai voltar do jeito que era antes, infelizmente por culpa minha, por isso tenho tentado deixa-lo sempre hidratado, hoje ele está um pouco abaixo dos ombros, o problema é que ele ainda está indefinido, mais com ajuda de vcs irei superar esse problema. abçss

      • Suellem Silva disse:

        Oi, comecei a fazer as hidratações e meu cabelo já é outro, ainda falta pra chegar onde quero, mais já deu pra ver grande diferença, as pessoas no trabalho já até me disseram que ele ta bonito. Isso é maravilhoso pois em meio a transição as pessoas vêem essa diferença faz com que a nossa auto estima volte. Minha última hidratação foi assim:
        -2 colheres de máscara de hidratação (essas de agir por + ou – 20 minutos)
        -1 colher de azeite
        -1/2 xícara de leite
        -1 colher de açúcar
        Misturei tudo e passei no cabelo lavado apenas com shampoo. Deixei agir o máximo de tempo que foi possível, por volta de 2 hs (enrrolado num papel alumínio e uma touca plástica, de banho, por cima). Lavei e daí passei condicionador e mais uma máscara dessas de três minutos. Finalizei com um creme sem enxágue. O resultado foi incrível, meu cabelo ficou macio, hidratado e o melhor sem volume nenhum, deixei secar naturalmente. Amei o resultado, pretendo fazer de 15 em 15 dias, pois na verdade ´uma hidratação com nutrição. Espero que tenha gostado. Bjsss

  • Catarina disse:

    Olá, eu sou angolana e quero e vou começar a transiçao capilar, odeio e odiei ter desfrisado o cabelo, nos primeiros dias me senti péssima, optei por tranças e tudo mais… Já desfrisei duas vezes só, e confesso que quero me livrar dessa praga :sad:
    Me olho no espelho e nem me reconheço mais… Eu vopu fazer a transiçao custe o que custar.
    Bom, vi que a dona do blog (se posso assim chamar), recomendou uns produtos para aguentar a transiçao, mas eu sou angolana e creio que aqui é muito complicado ter acesso a esses produtos feitos no Brasil. Gostaria que me recomendasses um outro, por favor???

    • Catarina, quais produtos você achou dificil encontrar?
      Leia nossos artigos sobre Cronograma Capilar para aprender a reconhecer um bom produto pelo rótulo, daí fica muito mais fácil pra você.
      Tente encontrar depantol, glicerina, óleos vegetais (pode fazer em casa), queratina líquida e máscaras concentradas.

  • Vânia disse:

    eu estou também em fase de transição não é fácil mas já me sinto bela, onde posso comprar o óleo de recinio pois por enquanto só estou a usar o creme de petear e ativador de cachos, e faz hidratação, mas esse óleo parese-me ser muito bom

  • Renata disse:

    Uso química desde criança, hoje com 31 anos faço tioglicolato de amônia (sempre a mesma marca com a mesma cabeleireira há anos), mas nos últimos meses meu cabelo tem tido um comportamento estranho, quebrando na topo da cabeça. Aliás ele está assim agora, com quebra no topo da cabeça, estou em transição há 4 meses, mas estou ainda tentando decidir se realmente vou ficar em transição, tenho usado meu cabelo com cachos há um ano porque tinha cansado dessa rotina de escova e chapinha. O problema é minha raiz que é bem seca e fica com um super volume que eu não gosto. Essa semana passei óleo de rícino na raiz e ficou bom, deu uma boa hidratada e diminuiu o volume. Vou continuar com o cronograma e continuar pensando sobre a minha decisão. Parabéns pela blog!

  • vivian santos disse:

    olá ! :grin: estou no processo de transição faz um mês, conhecer o seu blog tem sido otimo pra me Letícia as suas receitas caseira é o q eu estava procurando pra me ajudar na transição :grin: muitos riem quando falo da decisão q tomei para o meu cabelo alguns duvida q eu vá conseguir mas estou decidida e já sinto a liberdade !!! das minha madeixas kk bjss fica com Deus

  • christina disse:

    bom! Estou passando pela transição e confesso que não e nada fácil, ate penso e desistir mas o que me motiva e que no final disso tudo posso ter meus cachos de volta!!!!! Não quero optar pelo BC então decidi ficar com a paciência mas o problema e que meu cabelo esta demorando muito para crescer porque em 7 meses de transição só cresceu em media uns 4 dedos e queria saber se e normal ou se é questão de tempo? bjos!!!!!

    • Christina, não cresceu pouco não. A média das pessoas é de 1 a 2 cm por mês. Mas existem algumas técnicas que ajudam a acelerar o crescimento, como o uso do óleo de ricino.

  • Ana Paula disse:

    Honey!!! Estou a 4 meses e alguns dias de transição. O meu cabelo está um pouco abaixo da orelha, mas este sábado(20/07) vou cortar as madeixas :razz: !
    Na frente algumas pequenas mechas já estão cacheadas. Na parte de trás a raiz esta ondulada e o resto tá naquela situação: alisado, éééé liso e cheio.
    Mas eu não vou desistir!!!!! Bjs adorei o blog

      • Ana Paula disse:

        Letícia, cortei super curto e deixei na frente comprido. Agora o de trás vai nascer sem química (uhu!!! :grin: ) . Queria fazer o BC, (ser ousada) mas a minha mãe iria pirar e o cabeleleiro também.
        Cometi um grande erro, usei o Elseve Quera Liso na hidratação e os cachos que existiam ficaram sem forma :sad: . Só usei porque minha mãe insistiu. Esse hidratante realmente tem esse poder cruel?!
        Prefiro as suas receitinhas caseiras!!!
        Bjs

          • Ana Paula disse:

            A parte que eu cortei curto está crescendo um pouco enrolado e um pouco na frente também. Mas a maior parte do cabelo continua liso e cheio… poxa eu quero voltar a ter minhas madeixas cacheadas, estou até pensando em fazer permanente porque não sei se os cachos vão voltar :cry: Me ajuda Letícia!!!

  • Andréia Nunes disse:

    Nossa Esse Vídeo me ajudou muito para falar a verdade o blog todo ajudou , porque estou passando por essa transição Capilar e para falar verdade to triste viu , porque não aguento ver esse cabelo cacheado e liso mais quando penso em desistir lembro daqueles cachos lindos que vou ter ai tenho forças de nova para seguir em frente, vai demorar um tanto viiu porque agora que comecei a pouco tempo e minha raiz ainda está pequena..mais vou conseguir amei muito . Obrigado!

  • Marta Dimas disse:

    Nossa, como fiquei feliz ao achar essa página. Ainda mais pq estou nesse processo de transição (04 meses sem química), e me achando esquisita, pois só consigo andar de coque. Estou tomando coragem para cortá-lo, e lendo os depoimentos e suas dicas, acho que consigo. Muito obrigada! Bjusss

  • Sara Mion disse:

    Oie Letícia, parabéns pelo blog ! Bom, como eu tinha vida muito corrida, resolvi fazer uma progressiva (e o meu cabelo era bem cacheadinho, só que com a raiz lisa), sendo que eu nunca tinha feito um alisamento antes no meu cabelo. Porém a cabeleireira fez uma definitiva ! ‘-’ . E eu decidi deixar ele crescer natural, sem fazer nenhum tipo de alisamento. Só que agora ele está nascendo cacheado na parte de trás e ondulado na parte da frente, e se eu prender quando molhado ele fica bem liso na parte da frente, principalmente na franja. E gostaria de saber aproximadamente quanto tempo demora para ele crescer num tamanho médio. Eu fiz em dezembro, e até agora já cresceu um palmo e dois dedos. E estou muito ansiosa, pois no final do ano será minha formatura, e já gostaria de estar com o cabelo completamente natural.

  • Karina de Paula disse:

    Olá, voltei rs’ tenho uma dúvida: posso passar escova e prancha 1 vez na semana? porque vai ser muito difícil eu fazer o BC, e meu cabelo é hiper acostumado com escova e prancha :/ vai ficar horrível se eu parar de passar, rs :(
    Abraço

  • Camila azevedo disse:

    Oi meninas, sou a Camila. Sempre tive os meus cabelos naturais ,de fio fino ,compridos e enrrolavam nas pontas, mas achei que n eram suficientemente lisos e comecei a usar quimicos. No principio fiquei super empolgada com os resultados,mas com o passar do tempo a situacao ficou feia,hj o meu cabelo nao é nada natural,da ate a impressao que nao cresce mais e ta fraquinho fraquinho,todo partido. morreu :/ . Esta pagina foi um grande incentivo pra mim, ja ha muito tempo que penso em cortar ele todinho, na esperanca de voltar a ter o meu cabelo de volta, mas muita gente me desencoraja ( dizem ate que mesmo que eu corte a quimica ele nunca vai ser como era) Isso é verdade?. De qualquer das formas, estou decidida a tentar :) beijinhoz a todas.

  • Mariana Souza disse:

    Olá,
    fiquei muito feliz de ver que existem lugares aonde podemos contar com dicas e experiência de pessoas que já passaram por isto ou estão passando.
    No meu caso, estou a 11 meses sem química nenhuma no cabelo.
    Decidi parar com o relaxamento e progressiva após ver que não gostava do que estava fazendo com os meus cabelos e escondendo o meu ondulado, rsr.
    Não tive ninguém para me apoiar, muito pelo contrário, todos me criticavam dizendo que eu tinha um cabelo bonito e que tinha feito-o ficar péssimo. De fato, os primeiro meses são os mais complicados e eu me atrevi, sozinha mesmo, a cortar uma boa parte da química, e após 3 cortes, ainda tenho um “restinho” . O que está me ajudando muito nesta fase final são os penteados presos e o corte em camadas que fiz, deu muita diferença e vida aos meus cabelos. Acho que estas são as minhas dicas, e força e coragem, meninas, vocês também irão conseguir. Ótimo blog e obrigada Letícia, por compartilhar conosco sua trajetória. :razz:

  • Paminha disse:

    Oi Letícia….bom, há três anos atrás, engravidei, e fiquei os nove meses , mais 5 de amamentação sem fazer progressiva,e meu cabelo é crespo.Ele cresceu “horrores”(rsrsrs…), cerca de 10 dedos, já estavanum comprimento mara, tipo pouco pra baixo da orelha, …aí…a “bela aqui”, como só fazia coque coque coque, começou se sentir feia e mal cuidada, não tinha informação de produtos e hidratações, ou seja, alisei de novo… :???: …. me arrependo amargamente, e agora tô sem coragem pra começar tudo de novo, afinal só fiquei todo esse tempo por desencargo de consciência e medo pela gestação( bb..). Te peço, me ajuda.!
    POSSO FAZER HIDRATAÇÃO, E EM SEGUIDA ESCOVAR???? SEMPRE, tipo toda semana…não tô afim de fazer o Big Chop I( ai que medo)…Posso fazer dessa forma? Só hidrtação e escovas, para não sentir tanto o crescimento?Ele cresce como era antes…crespo e cacheado perfeito?

    • Paminha, pode. Mas o uso da chapinha deve ser moderado. Lembre-se sempre de passar um protetor térmico e seguir o cronograma capilar. Use o menos possível a chapinha :-) Conforme você for cortando, o cabelo vai voltando ao natural (raiz cresce). Beijão!!!

      • Paminha disse:

        Oi Letícia, estou aqui há quase um mês depois, para dizer que não usei a escova nem a chapinha como fonte não, passei a enrolar o cabelo com o dedo+grampos( tipo dedoliss ou enroladinhos da época da vovó…sabe?..rs), assim aparece fico menos em CHOQUE com a raiz e quase nem noto os seus quatro dedos de crescimento ( ufaaa…rs).Obrigada pelo acompanhamento e pelas dicas viu….ah…o cronograma capilar, está sendo maaaara, meu cabelo está tão feliz quanto eu…kkkk.
        Bjus.

  • Karina de Paula disse:

    Olá, tomei minha decisão e vou começar a fazer minha transição. Minha última química foi no dia 09 de maio, e exatamente hoje estou ‘oficializando’ (kk) minha transição! Sei que vai ser difícil mas quero me livrar de escova, prancha, e do meu penteado que já dura mais de 6 anos. Cortei meu cabelo semana passada, estou me desapegando … Sei que ainda não estou no período critico, mas já esta difícil porque a raiz do meu cabelo fica volumosa. Mas esse meu objetivo, e vou até o fim (assim espero) hahaha’ Vou postar sempre por aqui, pois preciso de apoio nos momentos difíceis! bjs ;*

    • Karina, que lindaa você. Passa toda semana aqui me contando como está indo o progresso da sua transição. Se este é o seu desejo, tenha força e você vai conseguir. Enquanto isso, dá uma olhadinha em tudo sobre Cronograma Capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) que já escrevemos aqui no blog. Se precisar de ajuda, só gritar! Beijo

  • any disse:

    Oi meninas ! Quero dividir minha felicidade com voces, após 4 messes sem quimica e a um mes no processo de aceitação da transição, gostaria de dizer que estou muito feliz e que todos estão me achando muito mais bonita com os cabelos crespos. Gostaria de agradescer a todas principalmente a voce Leticia que deixa muita segurança para que possamos ser realmente mulheres livres.

  • talyta disse:

    ameii o video , espero que de certo , sou muito pequena ainda tenho 15 anos e meu cabelo num ta legal , mas amei a tecnica e acho que vai dar certo bjuu

  • celina santos disse:

    A transição capilar é para todo tipo de cabelo ? meu cabelo é muito grosso tipo 4 ou 5 se existir, rsrsrsr, tenho 3 meses sem quimica e não quero voltar a passar nenhuma quimica.

    • É sim, Celina! hahaha Se tiver alguma dúvida durante sua transição, nos procure. Recomendo você seguir um cronograma, isso vai te ajudar muito. Escrevi já vários posts sobre o assunto, você pode clicar AQUI e AQUI e ver algumas dicas.

  • danila disse:

    boa noite meninas,

    Eu resolvi cortar o meu cabelo a um mes atras e deixar a quimica de lado, o meu problema e que o meu cabelo nao e uniforme, a parte de frente e todo encaracolado(crespo) e a parte de tras e liso ai fico meio perdida o que fazer com o meu cabelo? gostos dos meus caracois so que nao consigo deixar eles totalmente modelados neste momento deve ter uns 3cm. por favor ajudem-me. :oops:

  • Flaviane Tavares disse:

    Oi, cacheadas!
    Há menos de 1 semana descobri o quanto a internet pode me ajudar nesse processo T-E-N-SO que é a transição capilar. Felizmente, já estou quase no final da libertação. Dia 05/07/2013 completo 1 ano sem química, depois de uma progressiva que “com certeza” não alisaria meus fios… Foi terrível, depois posto fotos!

    Mas, enfim, é libertador e maravilhoso se sentir bem com seus próprios cachos, sem ter que escová-los e correr pra um lugar coberto ao menor sinal de chuva…rs.. E os passeios, gente? Quantas vezes já deixei de entrar na piscina ou na cachoeira porque o cabelo tava escovado?? Isso é escravidão, gente!

    Me libertei. Não tive a coragem de fazer o BC ainda, e até acho que agora não ficaria tão curto, mas já me sinto super bem! Quero comprar vários acessórios pra minha cabeleira… E ficar linda como Deus me fez!!!

    Coragem, meninas!
    Abraços da cacheada FT

    • Flaviane, eu me sinto como você: hoje posso viver a vida plenamente. Dançar na chuva, tomar banho de piscina, entrar na cachoeira e fazer mil coisas que antes não podia. Fico feliz que esteja se dando super bem com o seu novo cabelo. Parabéns! :-)

  • simone disse:

    estou passando por uma transição capilar e nem sabia cortei os lisos só deixei o suficiente para amarrar com rabicó e em todo o resto passei a tesoura.já tive um cabelo lindo mas tinha auto estima baixa por causa do volume dos meus cachos então fiz cursinho pré vestibular para negros e negras o ACNAP aqui em Curitiba .Sai de lá me achando uma gata me sentindo uma mulher super valorosa e de quebra ainda consegui uma vaga na universidade federal do paraná.Eu tinha meus lisos nas costas então resolvi cortar e ter meus cachinhos com uma auto-estima inigualável mas eu não sabia que o que fiz tinha um nome aprendi aqui.

  • carolina disse:

    Oi mulher!
    Eu estou na transicão a nove meses… a ultima vez que retoquei a raiz foi em setembro/2012… to com uns 6 centimetros de raiz, eu acho. Mais nao tenho coragem de fazer o big chop e outra, vou comecar minha faculdade agora em agosto, e nao quero ir com o cabelo metade liso, metade cacheado. Sinceramente to com vontade de cortar tuuuuudo! Mais dá uma pena… se eu fizer nao vou contar a ninguém, se nao nem me deixam fazer! Minhas amigas me apoiam pra eu alisar, só uma que apoia pra que eu deixe crescer, mais ela tem o cabelo lindo liso! O pior do cabelo alisado em transacao acho que nem é o cortar, é que você sabe que cabelo natural é melhor, mais insiste em querer usar quimica! É uó. To com tanta duvida.. queria comecar a facul liiiiiiiiiiiinda, totalmente linda. Mais sei lá… :/ Deus é quem está me ajudando, porque as minhas amigas nao querem que eu deixe o cabelo cachear.. e ele nem era feio cacheado, já pensou! Mais vai dar certo!

  • Olá!
    Gostei muuuito do seu post. Eu tava dando uma pesquisada pq to começando a minha transição agora.. só tenho 3 meses sem usar nenhum tipo de quimica, e minha raiz ainda ta curtinha e eu to com muito cabelo esticado ainda.. eu fazia relaxamento e ja fiz progressiva com formol, então vc deve imaginar minha situação, né?! rsrsr

    Eu chegui a cortar o meu cabelo beeeem curtinho e na realidade, logo após o corte eu fiquei “chocada” com o resultado qd vi o crespo aparecer, principalmente por ter cortado muito curtinho sem ter muita raiz cacheada, pq mesmo curto ele ainda ficou com quimica (não tive coragem de cortar menor do que cortei), então eu relaxei novamente. ¬¬’. mas ai me arrependi e to começando tudo de novo, e to a só 3 meses sem nada, com uns 3cm de rais natural somente. rsrs

    Ta sendo beeem dificil pra mim, pq não sei o q fazer com ele. Sei que tenho q ter paciencia e tal, mas minha familia e muitas das minhas amigas, apesar de admirarem minha coragem de cortar e deixar natural, não me apoiam pq vivem naquela ditadura da chapinha. Ai eu to por conta propria digamos assim, e to perdidissima! Mas tbm to determinada, e espero não voltar atrás de novo.

    Ameeei as dicas e vou aproveitar muitas delas, com certeza. O video me deu varias ideias, mas não sei s vai funcionar pq o meu ta bem curtinho rsrs

    Torçam por mim rsrs
    Beeijos!

  • Luiza Soares disse:

    Quando eu tinha 12 anos resolvi dar progressiva,não aguentava mais todos os dias ter que encher o cabelo de creme.Não adiantou,nem sempre da primeira vez o cabelo realmente alisa,então fiquei um ano dando escova 1 ou 2 vezes por semana,com 13 anos dei progressiva novamente,2 meses depoise me arrependi,a raiz começou a crescer e ficou horrivel!Fiquei por mais um ano dando escova,não queria mais saber de progressiva…já estava com uns 6,7 dedos crescidos,e eu dei progressiva denovo porquê era mais prático,pois teria que ficar mais 1 ano usando a escova e eu não queria isso,essa progerssiva foi feita à 4 meses atras e já estou muito arrependida!!!Meu cabelo é muito cacheado,e não pega escova e prancha direito,nem entendo,porquê tem gente com cabelo muito mais crespo que o meu e a prancha fica bem feitinha,e o meu cabelo fica super alto!!!Ele já ta com 3 ou 4 dedos crescidos,quanto tempo demora pra ficar na altura do ombro???O que eu faço??me ajudemmm.

    • Luiza, antes de tudo, pare com a prancha! Use a prancha somente em ocasiões especiais que deseja mudar o visual, o uso constante de uma fonte de calor tão intensa nos fios vai detonar o seu cabelo em pouco tempo.
      Sobre o crescimento, normalmente nosso cabelo cresce 1,5 cm a 2 cm por mês (só pegar uma régua e medir o quanto falta para chegar no ombro). Mas para que ele cresça tudo isso é preciso que ele esteja bem cuidado, sem pontas duplas ou quebra. Beijo! :-)

  • Emily Rafaelle disse:

    Olaaa, quero saber se enquanto espero, meu cabelo natural crescer, se posso faser chapinha, pelo menos 1 vez por semana???
    Por favor diga que siiiimm!!!
    :lol:

    rsrsrsrsr..

    :DD

  • thais rodrigues disse:

    Oi eu tbm decidir fazer a transiçao,desde outubro eu tinha parado de fazer relaxamento,mas cair na bobagem de relaxar em abril e te digo me arrependi muuuuuuuuito :cry: ,mas decidir nao desistir e tem 2 meses q nao ponho mais quimica.Tenho encontrado em sites,videos no you tube motivaçao pra nao desistir da minha transiçao.E confesso que as dicas de produto pra usar me ajudou muito.Eu sei que é dificil mas vou conseguir.Bjo :grin:

  • Lisandra Quintanilha disse:

    Adorei saber que não sou só eu que fiz a transição capilar, no meu caso não tive paciência dei a louca e corte tuuuudo rs, um dedo na frente e dois atrás tirei a química toda, e foi bem no carnaval foi bem difícil tinha uma vergonha de sair na rua mas com o tempo fui me acostumando e isso já tem 5 meses, e meu cabelo tá crescendo e ficando lindo *—-*, tô adorando. E tô pensando em botar trança afro p. ajudar a crescer, mas tenho medo de ficar estranha porque eu sou clara, mas eu vou ariscar mudar é sempre bom ! muuuuah :*

  • Flávia disse:

    Olá!
    Estou lendo e adorando os depoimentos sobre transição capilar. Na verdade, mesmo sem planejar uma transição capilar eu ficava meses e meses sem relaxar os cabelos e usando preso, até o dia em que não aguentava mais aquele cabelo suuuper seco e horroroso na frente e acabo relaxando. E o pior é que meu cabelo não é tão crespo; A parte mais enroscadinha dele é exatamente a raiz do meio da testa, o que me irrita ao ponto de eu acabar alisando o cabelo inteiro, rsrsrs. Dizem que a gente não pode passar nada na raiz do cabelo, mas então como a gente consegue ter a raiz do cabelo “melhorzinha”? Vc teria alguma dica a respeito? Beijo e parabéns pelo blog!

    • Flávia, tenho sim, mas são várias. Clique em CRONOGRAMA e veja como cuidar do seu cabelo. :-) Seguindo o cronograma, seu cabelo ficará com menos frizz, menos volume, cachos mais definidos e você aprenderá a lidar com ele naturalmente. Outra dica para resolver o seu problema de imediato é essa do video no post. Quem sabe pode te ajudar a ter uma raiz mais definida. :-)

  • Ninet pegado disse:

    Ola meninas ta tudo bem??? Eu sou Moçambicana, e entrei neste site enquanto procurava dicas, porque quero muito usar o meu cabelo natural, ele e desfrisado desde aos meus 10 anos eh muito volumoso, seco e rijo, nao o conheço natural, mas ele cresce bem, to na fase de transiçao estou no meu terceiro mes sem uso de quimicos e ja estou cansada pk ele esta horrivel, estou a pensar seriamente em cortar e ficar com ele tipo rapazinho e deixa-lo crescer natural mas tenho medo de me deseludir com o meu cabelo natural, pk ele eh realmente volumoso demais seco e bastante rijo… O que faço??? Obrigada adorei este site

  • Thaís Tan disse:

    Acabei de passar por essa transição capilar e no começo é super difícil mesmo , todos perguntam ,porque você cortou o cabelo ? seu cabelo era tão lindo ! Sim meu cabelo era lindo , mas não era meu , não tinha minha identidade , realmente me sentia com uma peruca lisa , então decidi que não queria mais essa peruca e decide enfrentar o período crítico e fiquei sete meses sem cortar meu cabelo até crescer a raiz e finalmente cortar para ter meus lindos cachos de novo , cortei o cabelo curto e estou amando ter meu cabelo como ele realmente é ! Tive sorte pois minha família , as pessoas que eu amo e se importam comigo me apoiaram em minha decisão e me incentivaram a mudança total , foi bem fácil para mim deixar acontecer a mudança porque se temos o a apoio de quem gostamos é bem mais fácil ! Tenho lido sobre o assunto e tenho visto vários outros blogs , mas o seu é muito interessante , adorei :mrgreen: FORÇA DE VONTADE GENTE VAMOS SER QUEM REALMENTE SOMOS !

  • Dhi disse:

    Essa fase de transição é muito difícil, porque temos que ter paciência e perseverança.Eu já estava na transição e não sabia, mas sempre que via meninas na rua ou tv, com o cabelo natural , sem químicas, eu olhava para o meu e dava aquela vontade de cortar.Entrei na internet para pesquisar sobre cortes, mas descobri um “mundo de informações” inclusive sobre transição.Aí eu despertei para a realidade e vi que estava na fase de transição.Já não dava pra usar meu cabelo solto, porque estava muito feio.Como eu não queria usar mais o secador e chapinha, o que fazia era rabo de cavalo, coque, tranças…mas o problema é que sempre gostei de usar meu cabelo solto!E aí vem o dilema:continuo com ele assim pra crescer mais um pouco ou corto.Gente, não é fácil, porque temos apego sim ao cabelo, e quando usamos ele comprido por muito tempo, é mais difícil abrir mão.Mas meu cabelo já estava na fase super crítica e sempre que via nos blogs, cabelos e mais cabelos bonitos e naturais, criei coragem e fui cortar, depois de 14 meses sem química.A cabeleireira deixou num tamanho médio, mas como ainda tinha muita química, eu fui cortando em casa, e de janeiro pra cá, já cortei mais três vezes e ainda consigo detectar uma ponta aqui e ali que ainda tem química, mas está 95%natural.Daqui uns 2 meses(se aguentar esperar esse tempo)eu corto as pontas e essas últimas pontinhas alisadas, vão embora junto.O fato é que a vida muda com os cabelos naturais.Aí sim os tratamentos respondem, a gente pode deixá-los soltos, sem medo de ser feliz e a auto estima vai lá no alto.E depois que a gente corta também, vai embora o fantasma do medo do cabelo curto.Hoje eu estou feliz, e não me preocupo com o tamanho que ele está, porque sei que vai crescer bonito e saudável.É só uma questão de tempo.Portanto meninas, não desistam, porque o melhor ainda está por vir… :razz: :grin:

  • Oiie Tudo bem adoro sua pagina parabéns muito boa e vc é escelente com suas palavras de incentivo e ajuda a nós cacheadas e etc..Então eu estou aqui porque preciso muiito da ajuda de todas vcs, Bom eu estou passando por este periodo critico Chamado De TRANCISÃO, meu cabelo ta a raiz toda cacheada e as pontas lisas,, eu quero muito voltar aos meus cachos que eu amava tanto, mas pelo motivo pelo qual dava muito trabalho de pentear eu tiive que desfazer dos meus cachos, mais agr eu coloquei na minha cabeça eu quero meus cachos de volta, estou determinada a voltar a ter meus cachos,, meu Problema começou a parti do momento em que eu sem sabedoria nemhuma passei O famoso Salo Line no meu cabelo, depois saquele diia meu cabelo nunca mais foi o mesmo, começou a cair na frente ficou Horrivel,, maiis agr graça a DEUS ta melhorando a raiz pelo menos ta crescendo cacheada de novo, maiis são as pontas que estão me matando,, POR FAVOR preciso muiito da ajuda de vcs, me ajudem gente..DESDE JÁ AGRADEÇO A TODAS, AMO SUA PAGE VIU TA DE PARABÉNS BEIJOS GENTE…me ajudem

  • Louise Redman disse:

    Ola minha querida!
    amo meus cachos/apaixonada/ciumenta/louca quando alguem resolve ficar passamdo a mao ou vivem me perguntando se e meu mesmo..kkk… ate entendo as veze, alisava de tes em tres meses, me perdoe as pessoas que gostam de alisar, mas era horrivel, sem vida, sem conexao com nada..kk.. depois de minha segunda gravidez resolvi assumir os cachos e como disse antes AMO DEMAIS MEU CABELO.. DESEJO BOA SORTE AS MENINAS QUE RESOLVEREM ASSUMIR… MIL BJOS!
    ADORO SEU BLOG LINDA.

  • tatiane disse:

    oi tenho cabelos cacheados na altura dos ombros queria clarear eles mais sem usar química muito forte pois ele é virgem e queria que eles continuassem assim se vc tiver alguma sugestão me responda por favor bjs

  • Suelem disse:

    Estava muito afim de assumir os meus crespinhos, fiquei 8 meses usando Mega Hair, sem colocar química alguma nele. Porém quando tirei o Mega, estranhei muito, então fui pro salão Beleza Natural. Fiz o cabelo de Novembro de 2012 a Janeiro de 2013, porém o resultado não estava aparecendo. Parei de ir ao Salão e Fiquei dando hidratação em casa. Em Março voltei para o Mega, e em Abril descobri que estou Gravida, Como não posso mais usar química nos cabelos, ainda continuo com o mega.

    Mais quero muito Me livrar dessas coisas, Quero o meu cabelo Natural.

    Agora é uma boa hora para começar, preciso de orientações com cremes e etc.
    para este período.

    Obrigada!!!

    • Oi Suelem, antes de mais nada, parabéns pelo baby! :-)
      Clique no menu Cabelos e veja nossas dicas de produtos, acredito que encontrará boas dicas para o seu caso. Se precisar de alguma ajuda específica, nos chame! :-)

  • greicielle disse:

    eu estou fazendo a transiçao capilar ha 6 meses e meu cabelo ja esta com a raiz mais ou menos de 4 dedos estou muito motivada a parar de alizar meu cabelo pq adoro cabelo cacheado,eles estao com cachos lindos estou adorando,toda semana eu hidrato bem ele com a hitrataçao de argan da inoar q e muito boa eu recomendo ,e estou colando bobes no meu cabelo ,deixo secando naturalmente ,quando estar sem sol eu vou ate ao salao e seco no secador , passo chapa ,e estou aguardando o meu cabelo voltar ao normal .estou muito feliz por saber que nao estou sozinha nessa luta e saber q esisti pessoas maravilhosa como vc leticia moraes q nos ajuda nessa face e que nos da muitas esperanças um bjos a todas !!!

  • HELLEN STEPHANYE disse:

    OLÁ, COMECEI MINHA TRANSIÇÃO EM AGOSTO DE 2011, A PARTI DESSE MÊS NÃO ALISEI MEU CABELO MAIS NO ANO DE 2012 NO MEIO DO ANO FOI BEM CRITICO QUERIA DESISTIR COMPREI ATE O ALISANTE DE CABELO MAS FUI FORTE E RESISTI, UM MÊS ATRÁS CRIEI CORAGEM CORTEI A PARTE ALISADO POR INTEIRO, PARA RESISTIR A TENTAÇÃO FAÇO ESCOVA TODA SEMANA ASSIM FICO LONGE DO ALISANTE, MEU CABELO ESTA UM POUCO ACIMA DO OMBRO MAS NÃO TENHO CORAGEM DE USAR ELE AINDA CACHEADO POR FALTA DE UM CORTE! ESPERO MEU CABELO CRESCER BASTANTE ATE O FINAL DE ANO, COMO VC DISSE O CABELO E CACHEADO E NÃO TEMOS UMA RELAÇÃO DO TAMANHO DELE, SÓ QUANDO FAÇO ESCOVA EU VEJO COMO MEU CABELO CRESCEU DESDE O ÍNICIO DA TRANSIÇÃO.

  • Ana disse:

    Tenho cabelo curto e está começando a descer do ombro kkkkk tinha cabelos cacheados e alisei completamente e pretendo me libertar nesse mau que me atormenta a 9 anos.Não sei como vai ser quando a raiiz começar a crescer,tenho muiiito medo mais vou tentar.

  • MARGARIDA disse:

    vou começar o periodo de transição e vou colocar tranças ratafari pra me manter longe das quimicas o que vocÊs acham da idéia.

  • Marize Sampaio disse:

    Hello!!!Minha transição começou há quase cinco meses, eu usava relaxamento desde 12 anos de idade, depois de ter quebrado o meu cabelo todo resolvi usar um mega hair pagando cerca de 300 reais a cada 2 meses. Quando a raiz crescia um pouquinho eu já ficava louca para relaxar, alem disso escovava e pranchava toda semana, ate que resolvi mudar, comecei acompanhando alguns grupos pelo face, youtube e fui me empolgando. Hidrato bastante, testo vários cremes, vários penteados, molho quando quero, ( não senti vontade de escovar ate hoje), mas sei que posso de vez em quando, uso flores, laços, faixas, faço dedoliss, twist…vou brincando com ele…rsrsrsrsrs. As vezes bate uma angustia, tem dias que ele não ta legal, outros dias ele ta de bem com a vida….e `e assim mesmo não da pra querer que um cabelo alisado durante anos mude em alguns meses não e? A transição realmente dói muito… mas…..Se queremos mudar temos que ser pacientes, perseverantes, afinal de contas ser natural não e pra qualquer pessoa, tem que ter personalidade!
    Se aceitar, se amar…ser natural e uma questão de Identidade, de liberdade em um pais que apesar de tantas políticas ainda continua tão preconceituoso e ditador.

    Detalhe importante da minha auto estima neste periodo de transição- Embora minha família não goste do meu novo visual, o meu esposo me da a maior força, não deixa eu desistir de maneira alguma…algumas vezes ate brigamos por causa disso…eu sou muito grata a ele.

    • Adorei Marize! E parabéns ao esposo que está sempre ao seu lado :-) Fiquei muito feliz ao ler sua história, tenho certeza que muitas outras meninas vão se inspirar nela! :-P

  • Luana disse:

    Olá!
    Me chamo Luana e comecei a participar desse grupo de transição capilar agora, pq não aguentava mais química, escova e prancha, sentia meu cabelo pedindo socorro! Que não aguentava mais as agressões que sofria e nem eu aguentava mais ficar escrava dessas coisas. Digo que me sinto horrível, pq agora sou escrava de coqueis, até me empolguei no inicio que esta ou estava super na moda, mas as vezes cansa a mesma cara todos os dias, todas as festa. aff! Sou um poço de vaidade e agora me vejo um poço de feiura. Mas acredito que vai valer a pena todo esse esforço. Já usei tranças afros no cabelo e em sete meses ele ficou todo cacheado até então eu resolver ir ao salão e mulher colocar uma selagem com química da raiz as pontas que acabou com os meus cachinhos.
    Mas em fim! Minha dúvida é:
    Agora que estou começando, com que produto começo? Pode me indicar algo, não acredito muito nesses produtos comercias que vendem em mercado. E será que devo começar com óleos vegetais? Tonico capilar realmente ajudam no crescimento do cabelo? Uma cabeleireira tinha me dito que é pura balela. Te juro que estou desacreditada, que não sei o que usar. Estava usando os produtos profissionais da Luna a um bom tempo e percebi que os resultados não estão sendo mais os mesmo do inicio. é agora o que posso usar?
    Me indicaram o tônico da AMENDE, falaram que é muito bom.

    # Tenho três dedos de cabelos naturais.
    AJUDE-ME :neutral:

    • Luana, diante das suas dúvidas, eu peço que leia este artigo: Cronograma Capilar. Clique no menu Cabelos (aqui no blog) e veja também outras dicas que já demos.
      Antes de sair por aí procurando o que usar no cabelo, você precisa entender o que o seu cabelo precisa de verdade naquele momento: hidratação, nutrição ou reconstrução? :-)
      Eu não sei dizer se Tônico Capilar realmente ajuda o cabelo crescer, talvez ele resolva o problema de quem realmente tem problemas com o crescimento do cabelo. Se o seu cabelo cresce em média 1,5 ou 2 cm por mês,está tudo certo com você!
      Depois de ler o artigo que te indiquei (e os outros no menu Cabelos), se ainda tiver alguma dúvida de qual produto usar, não deixe de perguntar. :-)

  • Camila disse:

    Olá, meninas. Estou ha um ano e cinco ( quase seis) meses sem fazer nenhum tipo de quimica. Porém, estou muito desistimulada a continuar com o processo porque a parte cacheada do meu cabelo AINDA está toda encoberta pela parte lisa da quimica que eu tinha dado antes ( a parte cacheada é a inferior). A raíz da parte frontal do cabelo está muito alta e contrasta com a parte lisa, deixando o cabelo tipo “capacete”. Eu não sei mais o que fazer… as esperanças estão indo por água abaixo. Portanto, qualquer dica, palavra de incentivo ou conselho, serão bem-vindos”. =)

    • Camila, calma, flor! É assim mesmo e acredite todas nós passamos ou estamos passando por isso. :-) :-P :-) Veja os comentários das outras meninas aqui, tem várias dicas bem legais do que fazer com o cabelo nesta fase, as principais são: dicas, cocoon curls, enrolar com canudinho, tranças,etc.
      Beijo e continua firme :-P

  • Luciana Marinho disse:

    Estou no primeiro mês da minha transição, e como toda iniciante estou cheia de dúvidas e entrando em todos os blogs e site que se refere a esse assunto para ver se consigo respostas. Entrando nos blog reparei que a maioria dos exemplos de transição são de mulheres que faziam progressiva que não é o meu caso, então minha dúvida é, a transição de cabelo relaxados é igual a da progressiva ou é mais fácil , já que todas que fazem progressiva reclamam que o cabelo fica feio no meio da transição por a raiz ficar cacheada e as postas lisas.

    • Luciana, sua dúvida é muito boa e eu tinha a mesma dúvida que você quando comecei. Tenho uma notícia boa e uma ruim: a boa é que eu descobri que a maioria das meninas que tem cabelo afro (ex. tipo 3c e tipo 4) não fazem apenas progressiva, elas fazem relaxamento antes. No entanto, muitas vezes elas nem sabem que a cabeleireira fez isso.
      A notícia ruim é que eu também fazia relaxamento e descobri nesta jornada de pesquisas que a progressiva sai do cabelo muito mais rápida do que o relaxamento, porque ele muda totalmente a estrutura dos fios. O único jeito dele sair é ir cortando! :-)
      Se você não quer fazer o BC (corte bem curtinho pra tirar toda química), aconselho ir cuidando muitoo bem do seu cabelo (faça um cronograma capilar, temos um post sobre isso no blog) e vá cortando o cabelo aos poucos. Beijoo!
      Espero ter ajudado :-)

  • Anny disse:

    Estou na fase de transição, e to no período crítico, ou tava, nem sei mais. Eu pensei várias vezes fazer o BC, mas não tinha coragem, então decidi que iria ficar cortando de 3 em 3 dedos no salão meu cabelo. Mas… Num belo dia quando vou ao salão para apontar as pontas como tinha decido, minha cabeleireira cortou meu cabelo. Mas não fez um BC, cortou meu cabelo estilo chanel, curtinho atrás e longo na frente aparentemente após a escova ele tinha ficado lindo, mas depois de lavar ficou estranho, porque apesar de curto atrás tem uma longa camada lisa que cobre os cachos que ficam na camada inferior, e a ponta grande da frente esta com 4cm/5cm cacheado e a outra parte lisa, assim como o resto do cabelo. E agora eu não posso mais fazer transas, nem rabo de cavalo (Que eram minha “salvação”) :/
    Não to me sentindo muito bem assim. To decidida a fazer o BC, não to mais aguentando essas duas texturas no meu cabelo. Só que eu sempre tive o cabelo comprido/médio, não sei como vai ser depois do BC, não sei o que fazer com o cabelo depois do BC, mas mesmo assim eu vou continuar com a minha decisão, posts como esse me incentivam a não desistir.

  • Luciana Marinho disse:

    Decidi começar a transição este mês, sempre gostei do meu cabelo com mais volume e mais natural, efeito que o relaxamento não me deu. Depois de muito fuxicar na net descobri e resolvi encarar a transição, meu único medo e de não aguentar até o final do processo, já que meu cabelo e fino e fatalmente vai quebrar muito e também não posso fazer o BC por motivo de trabalho. Atualmente meu cabelo está um palmo abaixo dos ombros, será que se eu cortasse ele acima um pouco dos ombros encurtaria o tempo de transição?

    • Sim! Quanto mais você cortar, melhor será para a transição. Você pode usar, por exemplo, apliques de tic tac (que não estragam os fios) para eventos especiais (como um jantar, um casamento, uma festa) durante sua transição. Atualmente, o mercado oferece muitos meios de passarmos pela transição sem muitos traumas. Boa sorte, Luciana! :-)

  • Ja estou 6 meses sem química e quase 3 sem fazer chapinha,ainda estou no momento critico, a metade do meu cabelo está cacheada e a outra não. Fico sem ideia do que fazer pro dia-a-dia. ;/

  • Izabela disse:

    Preciso de ajuda!! Estou a uns 2 meses em transição e estou me achando horrorosa, não consigo mais olha no espelho ta dificil conter o meu cabelo. Me ajudem!!

    • Izabela, clique no menu Cabelos. Temos um montão de dicas pra você. Se quer uma dica, pega essa: estude o máximo que puder sobre o cronograma capilar, ele deve ser o seu melhor amigo durante (e após) a transição! :-P

  • Tatiane disse:

    Oiii
    faz beeem pouco tempo que decidi fazer a transição. Não passo nada no cabelo desde o mes pasado. Estou super empolgada mas com medo de desistir no meio do caminho e medo do meu cabelo não crescer. :/ pesquiso tudo sobre transição e sempre que eu me sentir insegura vou correr pra internet rsrs
    obrigada pelo blog, por falar sobre isso. Vc é um anjo :)
    PS: como muitas, nem sei como é meu cabelo

  • Tatiane disse:

    Oiii
    faz beeem pouco tempo que decidi fazer a transição. Não passo nada no cabelo desde o mes pasado. Estou super empolgada mas com medo de desistir no meio do caminho e medo do meu cabelo não crescer. :/ pesquiso tudo sobre transição e sempre que eu me sentir insegura vou correr pra internet rsrs
    obrigada pelo blog, por falar sobre isso. Vc é um anjo :)

  • Babi disse:

    Também estou começando esse período em minha vida. Sei que vou sofrer cada vez mais pois sempre achei q meu cabelo cresce muito lentamente. Hoje ele apresenta uns 2 dedos apenas de cabelo natural e gostaria muito que ele crescesse mais rápido p eu parar de sofrer e passar vergonha.

    • Oi Babi, o nosso cabelo em geral cresce 1,5 por mês. Pegue um cordão e verifique o quanto ele mede hoje e o quanto estará medindo daqui 1 mês com o fio esticado (puxa o fio para ficar reto). Se ele crescer muito menos do que isso, recomendo ir a uma demartologista. Caso, ele cresça dentro do esperado é só ficar calma, porque está tudo certo com você. O cabelo com cuachos aparenta crescer menos por causa das curvas, mas logo logo ele estará lindão. Beijo! :-)

  • bruna marques disse:

    cansei do meu cabelo liso, faço relaxamento desde que me conheço por gente.
    No começo do ano passado tomei a decisão, qro meu cabelo natural, que é aquele black com cachinhos beeem pequenos.
    não tive coragem de cortar por isso pesquisei mto e escolhi colocar um mega.
    uso um método no qual meu cabelo fica todo trançado (trança raiz) e o mega é costurado nessas tranças. faço manutenção a cada 4 meses e já percebi que minha raiz tá enoooooooooorme. To tomando coragem pra tirar o mega e manter só o natural.

    • Bruna, fico feliz com sua decisão. Só um conselho: cuidado com o mega, ele pode quebrar todo o seu cabelo virgem. Muitas cabeleleiras dizem que ele não estraga o cabelo e tal, mas ele pode causar danos enormes! Até que você se encoraje e se sinta confiante para assumir o natural, pode usar também perucas e extensões de rabo de cavalo. Claro, isso não é para ser usado todo dia, mas quando quiser mudar o visual ou ir naquela festa especial. Você consegue comprar esses artigos por um preço bem bacana no Mercado Livre. Boa sorte, Bruna! :-) :-) :-)

  • Adrianaferreira disse:

    :shock: ola boa tarde! Faz dois meses q deixei de vez a dependência química dos meus cabelos. Confesso não foi nada fácil todo mundo contra minha decisão.mas so eu sei o quanto e chato ter o cabelo espichado sem forma e sem volume por causa do secador e chapinha.hoje já estou conformada e curiosa para q o meu cabelo pegue um bom tamanho para eu usar ele Blackpauer.para não desistir da transição cortei meu cabelo bem curto e hoje faço diversos penteados rastafari q dão um ótimo resultado e me ajudam a passar está fase.muito obrigada seu blog está me ajudando muito.

    • Nossa, que legal Adriana. Você falando nos seus penteados, lembrei de um post que a Lais fez aqui no blog esta semana sobre Fake SideCute. É um penteado bem legal, quem sabe você gosta e te ajuda a diversificar nas opções! Obrigada pela participação, flor! :-)

  • cinthia riveros disse:

    Olá, decidi retornar aos meus cachos mas estou um pouco com o pé atrás de como vou conseguir me manter firme quando meus cachos começarem a aparecer, seria muito prejudicial estar fazendo escova enquanto meu cabelo cresce? teriam algumas dicas de produtos para hidratação para que meu cabelo não seja tão prejudicado com o calor do secador e para fortalecer o crescimento dele enquanto isso? estou perdidaa :shock:

    • Fazer escova não é tão prejudicial se você usar um bom protetor térmico antes e se não usá-la sempre. Ela é ideal para finais de semana ou quando tiver que ir a uma festa, por exemplo. Eu indico que você use o bepantol e faça nutrições. Temos vários artigos aqui no blog sobre nutrição, só clicar no menu Cabelos. Cinthia, eu te dou toda força do mundo pra continuar! :-)

  • amália sant disse:

    gostaria de saber como eu faço para fazer a transição q eu não aguento mais . quero q voltei a estrutura do meu cabelo principalmente os cachos .como eu faço por favor

    • Amália, o primeiro passo é este: Querer! Agora, vai em busca de informações, porque cada cabelo é unico e não existe uma receita para todas. Felizmente, temos vários artigos sobre o assunto aqui no blog que podem te ajudar.
      Eu recomendo pesquisar primeiro o máximo que puder sobre Cronograma Capilar. Acredite: ele será o melhor amigo do seu cabelo por muito tempo!
      Boa sorte :-)

  • Yolanda Garcia disse:

    oi minhas lindas, eu sou a Yolanda e vivi em Angola/Luanda.
    faz mais ou menos uma semana que decidi parar de passar produtos quinicos no meu cabelo pois desde os meus 12anos que faço e agora com 24 anos eu nao gosto do resultado que fica depois desse processo. quero muito ter aquele cabelo enroladinho e cumprido e com força de vontade eu vou conseguir. estou ja a um mes sem nada e ele esta daquele jeito. logo no primeiro dia de cara apareci de black no trabalho. uns gostaram e elogiaram e outros faziam graçinhas mais vi alguns videos e continuei muito animada. desejem-me sorte porque eu quero muito assumir a minha beleza natural. bjs a todas e que Deus nos ajude nessa luta… :grin: :grin:

  • silmara disse:

    Oii gente me chamo Silmara alisava o cabelo desde os 8 anos de idade e nunca soube realmente como ele e a não ser nas fotos antigas, ano passado resolvi parar de relaxar a raiz, sei lá por que, me deu um vontade de começar 2013 diferente, estou a 5 meses com o cabelo metade enrolado, metade alisado é bem dificil, algumas pessoas não entendem minha decisão e outras estão me dando maior apoio, comprei vários shampoos pra cabelos crespos e de hidratação pra testar até achar o que dava certo, e estou indo pra São Paulo em junho pra assumir de vez com o Fernando Fernandes. Me perguntam como estou conseguindo ficar nessa situação, muita força de vontade, aprendi a me amar de verdade, me assumir como afro, as novelas me motivaram bastante, e sempre que penso em desistir olho na internet fotos de cabelos afro e falo o meu vai ficar tão lindo quanto, faço escova e chapinha 2 vezes no mês pra não agredir a raiz. Estou apaixonada pelo primeiros centímetros de cachos. E é isso ai vamos aderir a beleza natural!

  • Karina Luana disse:

    Já passei por isso.. fiquei com um black lindoo incrível.. ai enjoei.. voltei a passar alisantes e usar escova direto. Agora quero voltar com black novamente..! irei passar por todo passo a passo novamente. Toda minha transição foi de menos de 1 anos., entre para com a química.. o corte curto.. e crescimento do meu black!

  • Iara Cristina disse:

    Amei o seu blog *-*
    Decidir passar pela transição esses dias, e suas dicas me ajudaram muito.
    Obrigado :)

  • Monica Tigre disse:

    Fiz o corte radical há uns 2 anos. Agora vivo só de hidratação. Minha grande dificuldade é o corte. Ou melhor, achar um cabeleireiro que realmente saiba cortar cabelo crespo. Depois do primeiro corte radical, quando tirei todo o resto de química, esperei crescer 6 meses e fui acertar o corte. A pessoa desfiou o meu cabelo todo e ficou tudo arrepiado. Tive que cortar mais curto de novo. Agora já cresceu e está sem forma. Estou com medo de cortar. Alguém tem um bom cabeleireiro para indicar (São Paulo/SP)?

    • Eu não sou de São Paulo, então certamente não sou a pessoa ideal para dar uma sugestão. Mas já ouvi falar muito bem do Floreal Clinica dos Cachos (Vila Mariana), são especialistas em cabelos cacheados e crespos. Beijãoo :-)

  • Patricia Guerra disse:

    No começo do ano passado meu cabelo estava lindo, bem cacheado, eu fazia relaxamento mas estava bem cuidado, mas inventei de fazer luzes foi ai que a coisa ficou feia, depois de 6 meses o cabelo não tinha mais forma, as pontas estavam muito ressecados, avermelhadas parecia uma vassoura, ainda está assim, mas passei uma tinta sem amônia e sem oxigenada para disfarçar um pouco o ressecado, quando ele está de escova fica bem legal, mas da um trabalho, pois meu cabelo é muito volumoso. Estou a 6 meses sem química e tentando decidir se corto ou não, é muito difícil esse momento, mas acho que se corta será bom, mas penso como meu cabelo vai se comporta, pois tem umas partes muito ressecadas. :sad:

    • Patrícia, se você não tem nenhum problema em viver com o cabelo curto por um tempo, corre lá e C-O-R-T-A. Você não vai se arrepender! :-)
      Caso, não esteja ainda preparada para o BC, pare com todas as químicas (inclusive a descoloração) e siga o cronograma capilar, tem o link aí em cima no post.
      Abração e boa sorte. :-)

  • Natália Ferreira disse:

    tenho apenas 17 anos, em maio do ano passado pela primeira vez usei quimica no cabelo, fiz escova de queratina, relaxamento e escova inteligente, quando fiz era bestinha, não usava cabelo solto, pois não gostava muito e todas minhas amigas tinha cabelo liso ou ondulados então não tinha em quem me inspirar, o resultado ficou como queria, mas com o passar do tempo a quimica vai saindo, meu cabelo hoje esta com uns 8 dedos de raiz natural e o resto com quimica, mais mesmo assim está lindo, já decidi não passar mais nada e fico sempre pesquisando sobre cabelos cacheados e cuidados que tenho que ter. meu cabelo é bastante volumoso e aos poucos tou me acostumando ao deixa-ló mais livre :D

  • Olá! eu quero muito fazer essa “transição capilar” pois meu cabelo era muito lindo Cacheado antes de fazer essas maluquices de escovas progressivas etc. mais as 3x que fiz a escova progressiva foi o suficiente para acabar com meu cabelo….
    hoje… meu cabelo esta quebradiços sendo que esta com comprimento de 4 dedos de raiz natural e a outra metade ” as pontas” estão totalmente lisas…
    e isso me deixa com alto estima lá embaixo….. ai resolvi colocar um mega hair só para não jogar química no cabelo pelo menos esta funcionando e esta crescendo no ritmo bem agradavel…..

  • Edineide Santos Rocha Neves disse:

    ESTOU EM TRANSIÇÃO CAPILAR A 6 MESES,ESTÁ DIFICIL MAS NÃO VOU DESISTIR!
    E MESMO COM O CABELO COM DUAS TEXTURAS EU JA RECEBO ELOGIOS E ME SINTO LIVRE!!! FORÇA NA PERUCA MENINAS!!! VAI VALER A PENA!!!

  • thalita disse:

    Olá, Decidi pela minha transição porque tive alergia ao relaxamento e a progressiva, daí deixei o cabelo crescer, e durante o período crítico, fui fazendo escova e prancha, e quando o meu cabelo natural chegou na altura do pescoço, eu cortei o resto da química. Hoje aprendi a aceitar o meu cabelo do jeito que ele é, adoro meus cachos.

  • Iasmim Holanda disse:

    Ola meninas! Eu sou Cabeleireira é uma boa dica para quem está em “transição capilar” e as tranças! Elas ajudam o cabelo a crescer e vc não precisa ficar tendo trabalho com o cabelo! Além de tudo da para variar em vários modelos! Quando eu resolvi deixar meu cabelo ficar natural usei mtas tranças! :wink:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sorteio Lingerie
Meu Big Chop
 
Find us facebook
Cronograma Capilar